Os atletas brasileiros terão muito a celebrar quando se der início da cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-americanos de Santiago-2023, na noite deste domingo (5). Eles vão desfilar orgulhosos, por terem feito parte da melhor campanha da história do país em uma edição dos Jogos Pan-Americanos no exterior. Assim, à frente da delegação, dois destaques virão como os porta-bandeiras: Hugo Calderano, do tênis de mesa, e Nicole Pircio, da ginástica rítmica.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“Os dois jovens simbolizam o que o Movimento Olímpico tem como mantra: respeito e excelência. São dois atletas vencedores e que se tornaram, rapidamente, inspiração para a juventude esportiva brasileira. O Comitê Olímpico do Brasil acredita que eles representarão com classe os mais de 600 atletas que estiveram em Santiago”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Campanha histórica do Brasil
A campanha do Brasil em Santiago-2023 já é histórica antes mesmo do encerramento das competições. Assim, neste sábado (4), o país chegou a inédita marca de 200 medalhas nos Jogos Pan-Americanos, com 64 ouros, 71 pratas e 65 bronzes. O maior número de ouros e total de medalhas da história, superando Lima-2019 – até então a edição de melhor campanha – quando a equipe brasileira conquistou 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes, totalizando 169 medalhas.
“Hugo e Nicole nos ajudaram a construir esse quadro de medalhas histórico para a Missão Brasileira, e a presença deles é motivo de inspiração para todos os esportistas do país”, disse o Chefe de Missão e diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.
*Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro