O último dia dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 contou com brasileiros em ação na patinação de velocidade. Nos 500m+distance, Guilherme Abel alcançou a final da prova, mas foi desqualificado, perdendo a chance de ganhar uma medalha inédita para o Brasil. Já nos 10000m eliminação, Sofia Serrano ficou em último lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Na fase de qualificação, Guilherme Abel fez o sexto melhor tempo, com 43s522, para se colocar entre os oito semifinalistas. Em seguida, o brasileiro ficou em segundo lugar em sua bateria da semifinal, avançando para a disputa de medalhas. Na grande final, Guilherme estava em condições de levar uma medalha, mas se envolveu em um choque com o chileno Emanuelle Silva. Os árbitros acabaram punindo o brasileiro, que foi desclassificado da prova. O ganhador do ouro foi Andres Jimenez, da Colômbia. O mexicano Carlos Monsivais ficou com a prata, enquanto Silva herdou o bronze.
+ Brasil bate recorde de medalhas em um dia nos Jogos Pan-Americanos
+ Seleção brasileira bate Argentina e é pentacampeã no vôlei masculino
+ Equipe brasileira ganha do Canadá e ganha o ouro na esgrima
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Avaliação positiva
Apesar de sair de Santiago sem medalhas, Guilherme Abel avaliou positivamente sua participação nos Jogos Pan-Americanos. O atleta está em plena transição da categoria júnior para a adulta e ainda tem muito a evoluir. “Saio muito feliz com os resultados daqui. Confesso que queria uma medalha, mas tenho que respeitar o processo e ter paciência. São meus primeiros Jogos Pan-Americanos principais. Eu estive no Pan Júnior de Cali em 2021, onde saí campeão, e esse processo de subir de categoria é difícil”, afirmou o Guilherme Abel em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.
O Brasil ainda não tem medalha na patinação de velocidade em Jogos Pan-Americanos. Mas Guilherme acredita que ela deve vir em breve. “Estamos cada vez mais perto do pódio e com certeza na próximas oportunidades vamos ter a felicidade de trazer uma medalha para o Brasil”, completou
Sofia em último na eliminação
No feminino, Sofia Serrano disputou a prova de 10000m com eliminação. Na prova, as atletas patinam por até 10 quilômetros, com a última colocada em voltas determinadas sendo eliminadas. Sofia não teve muita sorte e logo no primeiro corte passou na última posição e foi eliminada. Ao final, as três primeiras colocadas disputaram as medalhas na última volta. A Colômbia fez uma dobradinha com ouro para Fabriana Arias e prata para Gabriela Rueda Rueda, enquanto Gabriela Vargas, do Equador, ficou com o bronze.