Depois da vitória heroica diante do Canadá na semifinal, Brasil fez o que pôde, mas não conseguiu segurar a força dos favoritos. Os Estados Unidos conquistaram pela oitava vez seguida a medalha de ouro do polo aquático masculino. Na decisão, os americanos venceram por 17 a 7 e garantiram também a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O jogo
A seleção brasileira entrou na piscina consciente do favoritismo dos Estados Unidos. As duas equipes se enfrentaram na fase de grupos e os americanos venceram por impiedosos 24 a 7. Na decisão, a expectativa era de tentar fazer um jogo o mais parelho possível e, quem sabe, surpreender os favoritos.
Mas o Brasil só conseguiu manter um certo equilíbrio no primeiro período, quando saiu perdendo por apenas 2 a 1. A partir do segundo quarto, os Estados Unidos deslancharam, marcaram seis gols e sofreram apenas dois, chegando à metade do jogo com 8 a 3 no placar.
No terceiro quarto, o Brasil conseguiu marcar duas vezes, mas os Estados Unidos foram superiores mais uma vez e colocaram oito gols de diferença: 13 a 5. No período final, os americanos se mantiveram melhores na piscina para fechar o jogo vencendo por 17 a 7.
Sétima prata
Campeão apenas uma vez dos Jogos Pan-Americanos no polo aquático masculino, em São Paulo-1963, o Brasil conquistou a prata pela sétima vez na história. Antes de Santiago-2023, o país ficou em segundo lugar em Buenos Aires-1951, Winnipeg-1967, Mar Del Plata-1995, Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007 e Toronto-2015.
Em Santiago-2023, além da medalha de prata no masculino, o polo aquático do Brasil também foi bronze no feminino com uma virada emocionante diante da Argentina.