O Brasil estava mal acostumado com os últimos resultados no wrestling nos Jogos Pan-Americanos. Assim, falar que apenas Igor Fernando subiu no pódio é uma crueldade no esporte. É que o país tinha quatro chances e chegou perto também com Eduard Soghomonyan, mas o dia teve um bronze. Cabele Correa e Ronisson Brandão pararam na primeira luta. De qualquer maneira, é a melhor campanha do Brasil na história da modalidade em Pans.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Os Jogos Pan-Americanos estão a menos de 24 horas do final das competições e todas as medalhas que o Brasil soma no quadro consolidam o país na segunda colocação das nações. Geralmente, é difícil chegar a número de bronzes para critério de desempate. Mas o bronze de Igor Fernando comprova uma constante evolução que o wrestling brasileiro luta tanto para conquistar.
- Falta de renovação pode prejudicar resultado do Brasil em LA
- Sabrina brilha em amasso do Rzeszów na Copa da Polônia
- Gabi pega dois de dois tiros de sete metros na Liga Romena
- Lucas Pinheiro Braathen fecha ano com top-15 no slalom
- Conjunto brasileiro convocado para ciclo de Los Angeles 2028
Igor teve uma campanha de recuperação na categoria 97 kg. A princípio, o lutador brasileiro poderia nem ter disputado medalha. Isso porque perdeu nas quartas de final para Luillys Mora por 8 a 5. Porém, como o venezuelano foi para a final, Igor foi redirecionado para a repescagem para enfrentar Ricardo Gómez, da Argentina, que perdeu a semifinal para o mesmo adversário. Na decisão pela medalha, o brasileiro não deu margem e foi soberano com um 7 a 0 no placar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Similarmente, Eduard, na categoria 130 kg, teve a chance de beliscar o bronze. Venceu nas quartas de final por 9 a 0 o lutador de Honduras. Em seguida, foi para a semifinal e perdeu para o cubano Oscar Hinds por 11 a 0. Assim, foi para a repescagem contra Yasmani Acosta. No entanto, o chileno fez 9 a 0 e tirou a quinta medalha brasileira.
Brasileiros eliminados na primeira luta
Nas categorias 67 kg e 87 kg, o Brasil não teve o mesmo desempenho e nem a sorte de buscar repescagem. Na categoria mais leve, Calebe Correa perdeu nas oitavas para o chileno Néstor Almanza por 5 a 3, enquanto na mais pesada, Ronisson Brandão sofreu um 9 a 0 do estadunidense Zachary Braunagel, na mesma fase.
Portanto, o Brasil terminou o wrestling com dois ouros, uma prata e um bronze. Antes de Santiago, o país tinha 14 medalhas na modalidade e apenas uma delas era de ouro.