Um dos eventos que desperta maior curiosidade desde seu anúncio nos Jogos Olímpicos de Paris é o Breaking. O esporte também fez sua estreia nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, nesta sexta-feira (3). Assim, quatro atletas brasileiros dançaram nas batalhas e três avançaram às quartas de final do torneio. Os B-boys Leony e Rato e a B-girl Mini Japa venceram dois confrontos e perderam um para seguir no sonho da vaga olímpica e de ser o primeiro campeão pan-americano.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Nas batalhas do breaking, nove juízes atribuem notas em cinco critérios (técnica, vocabulário, originalidade, execução e musicalidade). Assim, cada júri determina se, na soma geral, o atleta do lado vermelho ou do lado azul que sai vitorioso em cada round. Dessa forma, a pontuação com os julgadores pode ser unânime (9-0) ou dividida (8-1 até 5-4). A vitória vem com o competidor vencendo dois rounds ou há um empate de um round para cada.
+Breaking nos Jogos Pan-Americanos 2023
Então, Leony estreou com derrota para Lil G, da Venezuela, por 2 rounds a 0 (9-0 e 5-4), na primeira rodada do grupo D. Porém, recuperou-se, vencendo Ricky Ruléz, da Colômbia, e Daf, do Chile, por 2 rounds a 0 cada e garantiu uma das duas vagas. Similarmente, Rato perdeu por 2 a 0 para Gravity, dos Estados Unidos, mas venceu Broly, da Argentina, Ninonino, do México pelo mesmo placar. Portanto, avançou dentre os dois do grupo C para as quartas.
Restou a Mini Japa
Por outro lado, o Brasil terá apenas Mini Japa como representante feminina nas fases decisivas. Isso porque a B-girl brasileira caiu no mesmo grupo A de Nathana e as duas teriam que vencer seus confrontos antes de se enfrentarem para garantir as duas na próxima fase.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
No entanto, as derrotas de Mini Japa para Sunny, dos Estados Unidos, e de Nathana para Menta, do Chile, ambas por 2 a 0, quase já desclassificaram as duas brasileiras. Nathana perdeu novamente para a estadunidense, mas Mini Japa venceu Menta e manteve-se viva na competição. Desse modo, a vitória de Mini Japa diante de Nathana era necessária para impulsionar uma brasileira, ao menos. E foi o que ocorreu.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Por fim, as batalhas de quartas, semifinais e de medalhas ocorrem neste sábado e apenas os campeões de cada gênero garantem vaga olímpica. Leony enfrenta Phil Wizard, do Canadá, enquanto Rato mede habilidade contra Jeffro, dos Estados Unidos, e Mini Japa também pega a estadunidense La Vix.