8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Tênis de mesa garante presença em todos os pódios

As equipes masculina e feminina se classificaram para as semifinais e garantiram mais medalhas

Seleção Feminina de tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Foto: Javier Vergara/ Santiago 2023 via Photosport

O tênis de mesa brasileiro confirmou sua força no Continente durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Nesta sexta-feira (3), as equipes masculina e feminina se classificaram para as semifinais e garantiram, ao menos, uma medalha de bronze. Dessa forma, o Brasil vai marcar presença todos os pódios da modalidade desta edição.

Tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Até o momento, o Brasil já conquistou sete medalhas no tênis de mesa. Hugo Calderano ficou com ouro no individual, enquanto nas duplas masculinas, levou a prata com Vitor Ishiy. O próprio Ishiy também também ficou em segundo lugar nas mistas, quando fez parceria com Bruna Takahashi. Ela conquistou a prata no individual e nas duplas femininas com sua irmã, Giulia Takahashi. 

Os jogos que definem quem vai disputar a medalha de ouro nos torneios de equipes acontecem neste sábado (4). No feminino, o Brasil encara os Estados Unidos, às 10h. Porto Rico e Chile se enfrentam na sequência, às 12h30. Enquanto isso, no masculino, os brasileiros pegam os argentinos, às 16h. Logo depois, Canadá e Estados Unidos jogam para definir o segundo semifinalista.

Quartas de final

Passando em primeiro lugar nos seus grupos, os atletas brasileiros precisaram esperar até a tarde desta sexta-feira para conhecerem os seus adversários nas quartas de final. Dessa forma, o sorteio apontou as canadenses como oponentes das brasileiras, enquanto os rapazes jogaram contra Porto Rico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A classificação feminina foi a que teve mais emoção. Giulia Takhahashi e Bruna Alexandre acabaram surpreendidas e perderam a primeira partida. Contudo, Bruna Takahashi conseguiu igualar no duelo individual contra Jessie Xu. Em seguida, a virada veio com Giulia revertendo um placar de 2 a 1 para 3 a 2 diante de Ivy Liao. No quarto e último jogo, Bruna voltou à mesa para virar de 2 a 0 contra e vencer  Zhang para decretar a vitória por 3 a 1.  

Por outro lado, a  equipe masculina teve mais tranquilidade nas quartas de final após a vitória por 3 a 0 sobre os porto-riquenhos. Nas duplas, Vitor Ishiy e Eric Jouti bateram Brian Afanador e Angel Naranjo em sets diretos (11/7, 14/12 e 11/4). O tricampeão individual dos Jogos, Hugo Calderano, despachou Daniel Gonzalez, também sem perder sets (11/3, 11/9 e 11/7). Jouti daria números finais ao placar, superando Naranjo por 3 a 2 (11/8, 6/11, 9/11, 11/4 e 11/7).

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Santiago 2023