Em um dia histórico para o wrestling do país, o Brasil disputou duas finais da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, na tarde desta sexta-feira (3), no Centro de Treinamento Olímpico do Chile. O resultado foi um ouro e uma prata. Laís Nunes conquistou a medalha de ouro na categoria até 62kg do estilo livre feminino, enquanto Joilson Júnior foi prata na categoria até 77kg da greco-romana. Com os desempenhos, o país já chegou em sua melhor campanha da história na luta.
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
- Francisco Porath comemora 2024 e pensa no novo ciclo
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
- Feitos de Gustavo Bala Loka são os destaques do BMX Freestyle em 2024
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Aniversariante do dia, Laís Nunes precisou vencer duas lutas até chegar na final. Primeiro, ela passou pela venezuelana Nathaly Griman e, em seguida, derrotou a forte norte-americana Kayla Miracle, que foi vice-campeã mundial em duas oportunidades e levou a medalha de ouro em Lima-2019. Já na grande decisão, a brasileira encontrou a cubana Maria Santana e conseguiu o encostamento com poucos segundos de luta, levando o ouro.
Medalhista de bronze em Lima-2019, Laís Nunes subiu dois degraus no pódio nesta edição. Este foi apenas o terceiro ouro do wrestling brasileiro na história dos Jogos Pan-Americanos. Laís junta-se a Joice Silva, que triunfou em Toronto-2015, e a Giullia Penalber, que foi campeã um dia antes, na categoria até 57kg.
Joilson Júnior é prata
Outro finalista do dia foi Joilson Júnior, na categoria até 77kg da luta greco-romana. Ele ficou muito perto de também levar o ouro, mas sofreu a virada na final. Em sua campanha, ele venceu o mexicano Emmanuel Benitez e o venezuelano Wuileixis Rivas. Já na decisão, enfrentou o estadunidense Kamal Bey, que foi campeão mundial júnior há seis anos e é o atual campeão continental sênior, e chegou a abrir 5 a 0 de vantagem, mas tomou 12 pontos na segunda metade da luta e acabou derrotado.
Natural de Niterói-RJ, Joilson Junior tem 25 anos de idade e conquistou uma medalha logo em seu primeiro Pan. Ele também conseguiu um feito histórico, ao ser o segundo brasileiro a chegar em uma final no estilo greco-romano em Jogos Pan-Americanos. O primeiro havia sido Luiz Fernandes, na Rio-2007 – também ficou com a prata na ocasião. Joilson é treinado por Felipe Macedo, que foi medalhista de bronze na Rio-2007.
Melhor campanha da história
Com os resultados desta sexta-feira, o Brasil já atingiu sua melhor campanha no wrestling em Jogos Pan-Americanos. Até aqui, já são dois ouros e uma prata. Antes de Santiago-2023, Toronto-2015 tinha sido o melhor desempenho, quando o país ganhou um ouro e dois bronzes. Jamais o país havia feito mais de uma final em uma mesma edição. Resta um dia de competição.