Vaga olímpica! A brasileira Ana Clara Machado derrotou a mexicana Angela Ruiz, por 6 a 4, e se classificou para a semifinal do recurvo feminino do tiro com arco no Pan de Santiago-2023, nesta sexta-feira (3), no Parque Peñalolén. De quebra, garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Agora, ela vai em busca de uma inédita medalha para o Brasil na modalidade.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Depois de uma quinta-feira chuvosa, o “sextou” em Santiago foi de muito sol. Mesmo assim, com condições climáticas melhores, Ana e Angela Ruiz fizeram um combate com diversas pontuações baixas. No fim, quem levou melhor foi a brasileira, que venceu três sets (o primeiro, o terceiro e o quinto em 25/23, 27/24 e 27/26, respectivamente), e perdeu dois (o segundo e o quarto, por 28/24 e 27/25).
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Pelo quinto e decisivo set, Ana acertou o 10 em suas duas flechas e encaminhou a vitória depois que Angela acertou o 9 e 8. Ana ainda marcou 7 na sua última tentativa, mas a mexicana acertou o 9. No total, a brasileira acumulou 27 pontos contra 26 da adversária na parcial decisiva e assim saiu vitoriosa no combate, pelo placar de 6 a 2.
Vaga olímpica
Com o resultado, Ana Machado assegurou uma das duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 ofertadas para o tiro com arco no Pan de Santiago-2023. Isto porque, entre as semifinalistas, estão a norte-americana Casey Kaufhold e a mexicana Alejandra Valencia, que já haviam se classificado pelo Mundial. Dessa forma, Ana e a colombiana Ana Maria Rendón ficaram com as vagas.
“Eu ainda estou sem acreditar. Estava super nervosa no meu combate, não atirei tudo o que eu atiro, mas foi o suficiente, graças a Deus. Agora, com o último combate, como a americana ganhou, veio a confirmação da vaga olímpica. É um sonho! E tira um peso também, porque se eu não ganhasse agora, teria chance ainda na dupla mista, mas agora eu só vou pensar em ir pra medalha”, falou Ana.
Vale destacar, no entanto, que a vaga olímpica do tiro com arco não é nominal. Portanto, Ana Machado precisará ser escolhida pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO) para ir a Paris-2024. O Brasil teve uma equipe feminina completa na Rio-2016 – foi país-sede -, contando com Marina Canetta, Ane Marcelle dos Santos e Sarah Nikitin. Em Tóquio-2020, Ane foi a única arqueira brasileira.
Em Santiago-2023, a brasileira enfrentará na semifinal Casey Kaufhold, vice-campeã mundial em 2021, no domingo, às 09h52 (horário de Brasília). Ana busca uma medalha inédita para o tiro com arco feminino. Uma arqueira do país nunca foi ao pódio em disputas individuais dos Jogos Pan-Americanos. Ela também competirá com Marcus D’Almeida na chave de duplas mistas na tarde desta sexta-feira.