8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Filipe e Evandilson levam a prata na canoagem de velocidade

A dupla brasileira teve uma grande recuperação na reta final da prova, finalizou em 1min43s52 e terminou na segunda posição

Brasileiros Filipe Vieira e Evandilson Neto, medalhistas de prata no Pan de Santiago (William Lucas/COB)
(William Lucas/COB)

Medalha para o Brasil! No primeiro dia de finais da canoagem de velocidade no Pan de Santiago, os brasileiros Filipe Vieira e Evandilson Avelar Neto conquistaram a prata na prova do C2 500m masculina.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Com um grande final de disputa, a dupla brasileira terminou na segunda posição, atingindo o tempo de 1min43s52. O Brasil volta ao pódio em uma prova de C2 após oito anos. Na ocasião, no Pan de Toronto-2015, Isaquias Queiroz e Erlon de Souza levaram a medalha de prata, em um evento que ainda era disputado na distância de 1000 metros.

“Foi uma medalha muito emocionante pra nós dois, nossos primeiros Jogos Pan-Americanos e queria agradecer a todos pela torcida”, disse Filipe Vieira. “Pra mim foi uma prova bem emocionante, a gente dormiu um pouco na largada, mas recuperou muito bem, teve uma subida que me deixou impressionado, então fiquei muito feliz com o resultado”, completou Evandilson Neto.

Recuperação que levou ao pódio

Filipe e Evandilson não tiveram uma boa largada e passaram os primeiros 200 metros apenas na quinta colocação. No entanto, em grande recuperação na reta final, eles aumentaram o seu ritmo de remadas e conseguiram subir para o segundo lugar, ficando, assim, com a prata na canoagem de velocidade.

Além disso, outras três finais envolvendo canoístas brasileiros ocorreram nesta sexta-feira (3). No K1 500m feminino, Ana Paula Vergutz, dona de duas medalhas em Pans, acabou em quinto lugar, com o tempo de 1min55s41. Logo depois, Heuer Rodrigues e Roberto Maehler disputaram a decisão do K2 500m e finalizaram na sexta colocação, alcançando a marca de 1min34s79. Por fim, Valdenice Conceição fechou o C1 200m em quinto, com 49s10.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Santiago 2023