Martine Grael e Kahena Kunze garantiram vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nesta quinta-feira (2), a dupla brasileira da vela encerrou a primeira fase da classe 49er FX nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Com 20 pontos somados nas primeiras 12 regatas, elas confirmaram a posição de melhor barco sul-americano. Na Nacra 17, o Brasil também garantiu vaga.
+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Na 49er FX, ou skiff feminino, os Jogos Pan-Americanos contam com cinco barcos na prova. São três barcos da América do Sul e dois da América do Norte. A segunda melhor embarcação da prova é da Argentina, que tem 41 pontos na quarta posição. Enquanto isso, Martine e Kahena ocupam a liderança com 20 somados.
- Bruna de Paula marca quatro gols em passeio do líder no Húngaro
- No tie-break, Goiás vence sua primeira partida pela Superliga
- Vinicius Silva dispara no fim e vence etapa do Tour do Rio
- Damiris brilha, anota 27 pontos e Botas vence pela Liga Turca
- Berço de ciclistas, Rio monta equipe de jovens para disputar o Tour
Com a apenas a medal race, as brasileiras não podem mais ser alcançadas pelas as argentinas na classificação, mesmo com a regata da medalha valendo o dobro de pontos. Dessa forma, caso Martine e Kahena chegassem em último lugar na corrida final, elas somariam apenas 30 pontos, muito menos que os 41 que as Hermanas já possuem.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
A campanha que Martine e Kahena fizeram foi bem sólida. A dupla bicampeã olímpica venceu seis das 12 regatas disputadas até o momento. Além disso, ficaram entre as três primeiras em outras cinco. Em busca do segundo ouro em Pans, elas precisam ficar à frente do barco norte-americano na medal race para subir no lugar mais alto do pódio. Os Estados Unidos estão em segundo lugar com 20 pontos, enquanto o Canadá é o terceiro com 21.
Vaga para o Brasil na Nacra 17
Outro barco do Brasil confirmado em Paris é o da Nacra 17. A dupla formada por Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino somou 27 pontos nas primeiras 12 regatas e fechou a série de abertura com a 3ª posição. A Argentina ocupa a liderança com 11, mas o país já garantiu vaga no Campeonato Mundial. Dessa forma, os brasileiros fizeram a competição contra o Chile, que está em último com 52. Lembrando que a classificação vale para o País e os representantes ainda serão definidos.
No 49er masculino, Marco Grael e Gabriel Simões ficaram à frente do barco uruguaio boa parte das últimas regatas. Contudo, a dupla brasileira acabou ultrapassada. Dessa forma, encerraram a fase de abertura em 4º lugar com 41 pontos, enquanto os rivais alcançaram a vice-liderança com 30. Assim, não podem ser alcançados na medal race. Apesar disso, os brasileiros ainda têm chance de medalha no Pan, pois o Canadá está em terceiro lugar com 38 pontos.
Nas disputas de laser, Gabriela Kidd (feminino) e Bruno Fontes (masculino) terminaram com rivais à sua frente na classificação. Gabriela somou 40 pontos na 6ª posição e tem barcos do Peru, Uruguai e Argentina melhores colocados. Mesma coisa com Bruno, que ocupa o 5º lugar com 30 pontos, mas Argentina, Chile e Peru estão acima na tabela.
Por fim, vale lembrar que Bruno Lobo e Mateus Isaac já estão classificados para as Olimpíadas no formula kite e IQFoil, respectivamente. No Pan, Bruno já se garantiu na final com a primeira posição e 13 pontos somados. Já Mateus ficou em terceiro lugar com 33 pontos. No feminino do IQFoil, Bruna Martinelli segue na briga na 4ª posição, somando 52 pontos. Enquanto isso, no kite feminino, Maria Socorro Reis ficou com a mesma colocação de Bruna (41 pontos) e tem dois barcos sul-americanos à sua frente.