8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Após 12 anos, dueto brasileiro do nado artístico fatura bronze

Laura Miccuci e Gabriela Regly vão ao pódio no nado artístico no dueto

Laura Miccuci e Gabriela Regly nado artístico, Prêmio Brasil Olímpico
(Miriam Jeske/COB)

SANTIAGO – As duplas medalhistas no nado artístico dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 foram definidas e teve Brasil no pódio depois de 12 anos de espera. O dueto brasileiro com Laura Miccuci e Gabriela Regly terminou na 3ª posição, com nota de 191.9604 na rotina livre. As mexicanas Nuria Diosdado e Joana Jimenez foram campeãs, com 235.7875, e foram seguidas das americanas Megumi Field e Ruby Remati com 212.8292.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

As brasileiras chegaram à decisão com a quarta melhor nota nas classificatórias, com 198.2833 pontos na rotina técnica, atrás de México, EUA e Colômbia. Elas foram as penúltimas a se apresentarem, viram colombianas e canadenses não performarem tão bem quando na rotina técnica e precisaram fazer uma prova sólida para chegar ao pódio. A dupla vibrou muito após o anúncio da nota. “A gente deixou tudo na piscina, sair e ver a nota foi uma emoção muito grande.”

É o quinto bronze que o Brasil conquista no dueto do nado artístico. A última vez, foi em Guadalajara-2011, quando a modalidade ainda era chamada de nado sincronizado. Os outros pódios foram em 1999, 2003 e 2007, e o país já estava há 12 anos em jejum em qualquer uma das provas do nado, tanto dueto como equipes.

“A gente tá feliz demais de poder botar o Brasil de novo no pódio. A gente treinou muito por esse momento”, contou Laura. “É uma honra muito grande trazer o Brasil ao pódio, que não acontecia desde 2011”, falou contente Gabriela.

Tem mais nado artístico

O nado artístico vai terminar suas provas na noite desta quinta-feira, 2, com a final por equipes. Todos os 8 times se apresentam na rotina livre e carregam a nota da rotina técnica. O Brasil chega na final como a quarta melhor equipe, com 214.0904 pontos na primeira prova. Apenas México, EUA e Canadá estão a frente das brasileiras, que terão Ana Veloso, Celina Rangel, Jaddy Mila, Jullia Catharino, Luiza Lopes, Sara Marinho e Vitoria Casale, além das atletas do dueto Gabriela Regly e Laura Miccuci.

A final por equipes do nado artístico está prevista para iniciar às 21h (horário de Brasília).

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023