Viña del Mar – A brasileira Vittoria Lopes chegou perto da medalha de ouro no triatlo no Pan de Santiago 2023, mas acabou fora do pódio. Ela liderou a natação, conseguiu abrir mais de um minuto no cliclismo, porém na corrida foi superada por sete adversárias e ficou com a oitava colocação. Djenyfer Arnold e Luisa Baptista, as outras duas brasileiras na prova, fecharam em nono e 18º lugares, respectivamente. O triatlo do Pan de Santiago ocorre no mar e pelas ruas de Playa El Sol, em Viña del Mar. As provas individuas são nesta quinta-feira (2) e o revezamento é sábado (4).
Assim que deixou a prova, Vittória confirmou que a ideia era escapar na natação e ciclismo e tentar segurar na corrida. “Era essa a estratégia. Estava me sentindo muito bem nas duas primeiras voltas da corrida, mas do nada meu pé congelou, porque eu trabalhei muito duro na bike. Mas, ok, o importante é que as duas primeiras voltas (da corrida) foi dentro do planejado e é cada vez mais afinar os motores”, afirmou. “Sobre o trabalho perante aos Jogos Olímpicos, fico bastante satisfeita com o que fiz. Agora é analisar e continuar no caminho”, acrescentou.
Nado e pedal fortes
Vittoria Lopes, medalhista de prata em Lima 2019, liderou a natação desde as primeiras braçadas e virou na frente já na primeira boia do circuito de 1,5 km. Manteve-se à frente o tempo todo sempre com a mexicana Lizeth Rueda na cola. A brasileira marcou 18min15, mesma marca da rival. Na transição para os 40km de ciclismo ela foi dez segundos mais rápida e começou a abrir vantagem. Na primeira volta do circuito do pedal, a brasileira tinha 19 segundos de frente para Rueda.
+ Entre na Comunidade de Whatsapp do OTD
Djenyfer Arnold foi a segunda do Time Brasil a sair da água, em sétimo lugar, e Luisa Baptista, campeã em Lima 2019, fechou a natação em oitavo. Djenyfer e Luisa, que sofreu com um edema no fêmur na temporada, não começaram bem o ciclismo, perderam posições. Na segunda volta se recuperaram e passavam a formar um bloco de atletas atrás apenas de Vittoria Lopes. Tinham perto de um minuto de atraso para a brasileira que liderava o triatlo feminino do Pan de Santiago. Na quinta volta do pedal, a distância ficou acima de 1min10s, mas voltou a cerca de 60 segundos, vantagem que caiu para menos de 40s na transição para os 10km de corrida.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Queda na corrida
Na última modalidade, Lizeth Rueda, mexicana que saiu da água colada em Vittoria, começou a crescer. Passou 17 segundos atrás da brasileira na primeira volta da corrida trazendo com ela a compatriota Rosa Maria Vidal, a colombiana Maria Velasquez Solo e Erica Hawley, de Bermudas. Djenyfer Arnold e Luisa Baptista perderam contato com o bloco da frente. A disputa ficou dramática na segunda volta. Vittoria Lopes seguia na frente, mas com as mexicanas e a colombiana vindo babando atrás. Assim, no meio da segunda volta, as três superaram a brasileira e arrancaram para formar o pódio com Lizeth Rueda em primeiro, Maria Velasquez Solo em segundo e Rosa Maria Vidal em terceiro.