Após o início das competições individuais da ginástica rítmica no individual, foi a vez do conjunto começar sua jornada ao pódio dos Jogos Pan-Americanos. O quinteto estreou com a prova de 5 arcos e terminou na liderança com 35.400. Time contou com um misto de ginastas que competiram o Mundial de Valência e outras que venceram o Campeonato Sul-Americano de Bogotá.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Apresentação impecável
A primeira prova do conjunto foi o 5 arcos, mesma que as brasileiras acabaram na quarta colocação no Campeonato Mundial de ginástica rítmica de 2023. Ao som de “Somebody to Love”, o quinteto formado por Bárbara Galvão, Gabriela Coradine, Giovanna Silva, Nicole Pircio e Victoria Borges empolgou o público e mostrou que veio ao Chile para brigar por mais um ouro Pan-Americano. A nota do grupo foi de 34.900e a 1ª posição, a 0.750 pontos a frente do México.
Após comemoração pela liderança, Camila Ferezin, técnica da equipe da ginástica rítmica, avaliou com mais calma a nota de dificuldade dada ao Brasil e solicitou revisão de nota. “A nota foi abaixo do que estávamos esperando, então entramos com recurso. E foi aceito, isso nos deu uma margem maior. É bom, porque amanhã já vamos somar a outra coreografia e que bom que os árbitros reavaliaram”, comentou a treinadora. A nota final do quinteto brasileiro ficou em 35.400, a 1,250 das mexicanas, atuais campeãs continentais da prova geral.
Competições da ginástica continuam
As competições da ginástica rítmica continuam na quinta-feira, 2, já com definições do pódio tanto no individual geral como no conjunto. Babi Domingos, Maria Eduarda Alexandre e Jojo Santos voltam ao tablado para disputar as maças e a fita, enquanto as brasileiras do conjunto se apresentam na prova mista, de 3 fitas e 2 bolas. As provas individuais estão previstas para iniciarem às 16h, e as do conjunto às 18h45 (horário de Brasília).