Medalha de ouro em Toronto-2015 e em Lima-2019, Hugo Calderano entrou para a história ao se tornar nesta quarta-feira o primeiro tricampeão da história do torneio masculino de simples dos Jogos Pan-Americanos. O brasileiro alcançou o feito ao derrotar o cubano Andy Pereira na decisão por 11/3, 11/8, 11/5 e 11/4.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Sempre gosto de falar que não cheguei aqui para defender os meus dois títulos e sim para ganhar mais um. É sempre uma competição nova, um desafio novo. Então, podem ter várias coisas que podem te atrapalhar e nada do que você fez no passado te garante o próximo título. Então, o foco tem que estar sempre no presente”, acredita o tricampeão.
Antes de Hugo Calderano, dois mesa-tenistas conseguiram ser campeões duas vezes seguidas dos Jogos Pan-Americanos. O brasileiro Hugo Hoyama faturou o ouro em Havana-1991 e Mar Del Plata-1995. Depois, o dominicano Lin Ju subiu no lugar mais alto do pódio em Santo Domingo-2003 e no Rio-2007. Mas ninguém, até então, tinha conseguido três vitórias seguidas. O primeiro foi o carioca de 27 anos, que tem colecionado feitos no tênis de mesa.
“Eu não gosto de me comparar com outros atletas porque cada um teve a sua história e os seus títulos. Mas é muito importante para mim conseguir esse tricampeonato em um evento tão grande como são os Jogos Pan-Americanos, que sempre me dão bastante emoção e desta vez não foi diferente. Estou muito feliz de estar aqui e de conseguir o meu tricampeonato no individual”, afirmou.
Quarto colocado do ranking mundial, Hugo Calderano é dono de uma hegemonia impressionante em torneios das Américas. Com a conquista dos Jogos Pan-Americanos, são 14 títulos em 15 campeonatos. Os números ficam ainda mais incríveis em relação ao número de jogos. O brasileiro venceu 102 de 104 partidas disputadas e não perde uma partida de simples há oito anos nas competições dentro do continente.
Com a medalha de ouro conquistada diante de Andy Garcia, Hugo Calderano chega a duas nesta edição dos Jogos Pan-Americanos, já que foi prata na véspera nas duplas ao lado de Vitor Ishiy. No total, em três edições do evento, o brasileiro soma cinco ouros, uma prata e um bronze. Em Santiago, ele tem a chance de subir no pódio mais uma vez na disputa por equipes, que começa nesta quinta-feira.