Apesar do mar chileno não estar dos mais calmos, Martine Grael e Kahena Kunze mantiveram a primeira posição na 49er FX Feminino. Com mais três regatas percorridas nesta quarta-feira (1º), as bicampeãs olímpicas seguem rumo ao bicampeonato pan-americano também. Além disso, Marco Grael e Gabriel Simões tiveram regatas de recuperação e ocupam o segundo posto no 49er masculino.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O Brasil continua desbravando os mares gelados e revoltos de Valparaiso, no Oceano Pacífico e com boas chances de medalhas em algumas classes da vela. Assim, a principal esperança de ouro continua com Martine e Kahene. A dupla disputou as regatas 7, 8 e 9 da classe 49er FX, alcançando a 1ª, 2ª e 3ª colocação, respectivamente. Dessa forma, somaram mais seis pontos perdidos e têm 13 pontos no total, já considerando o descarte. As norte-americanas Stephanie Roble e Margaret Shea tiveram a mesma pontuação com as regatas, assim as brasileiras mantiveram a diferença de dois pontos perdidos. As concorrentes mais próximas somam 15 pontos, enquanto as canadenses Alexandra Ten Hove e Mariah Millen têm 18 pontos.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Não só Martine da família Grael, mas também Marco também segue com chances reais de buscar um pódio no Chile. Ao lado de Gabriel Simões, o velejador da tradicional família campeã teve um ótimo desempenho no dia da 49er masculino. Desse modo, nas três regatas fizeram 1º, 2º e 1º lugar, respectivamente e somaram quatro pontos. Acima deles estão os estadunidenses Ian Barrows e Hans Henken, que não tiveram um desempenho tão bom. Todavia, mantiveram a liderança com 16 pontos perdidos. Por outro lado, os brasileiros estão em segundo, com 25 pontos, e as duplas uruguaia e canadense estão em terceiro, com 27 pontos.
+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Mais brasileiros
Na classe Nacra 17, com os catamarãs, Samuel Albrecht e Gabriela de Sá consolidaram sua terceira colocação e mantém vivas as chances de, pelo menos, bronze. Nas três regatas, fizeram 3º, 1º e 3º postos, respectivamente. Assim, somaram sete pontos e estão em terceiro com 20 pontos perdidos. A dupla argentina segue bem líder com oito pontos, ao passo que Sarah Newberry-Moore e David Liebenbeg (EUA) têm 18 pontos. A dupla canadense soma 34 pontos e cada vez mais se distancia dos brasileiros.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por fim, dois velejadores nacionais competiram nas regatas 7 e 8 das classes ILCA-7 e ILCA-6. Na primeira, Bruno Fontes da Silva fez nono e sexto lugares, tem 30 pontos perdidos e ocupa a quinta posição. O segundo lugar tem 27 pontos e o sexto tem 36, ou seja cinco velejadores na briga por duas medalhas. Já Gabriella Kidd fez oitavo e sexto, tem 40 pontos na ILCA-6 e distanciou-se da disputa no pódio. Ocupa a sexta colocação e a terceira tem 23 pontos