Santiago – A brasileira Mariana Marcelino ficou em nono lugar na final do lançamento de martelo feminino, que abriu a sessão do atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 nesta quarta-feira (1º). Ela anotou a marca de 58,32m, ficando distante de um lugar no pódio. Como ela não garantiu top-8, pôde fazer apenas três tentativas.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
Quarta colocada em Lima-2019, Mariana Marcelino competiu pela segunda vez nos Jogos Pan-Americanos. Ela não chegou como uma das favoritas em Santiago-2023, já que possuía apenas a oitava melhor marca nesta temporada (64,13m) entre as 11 inscritas da prova. Sua participação na capital chilena, aliás, foi sua primeira competição fora do país neste ano.
Durante a prova, Mariana iniciou sua campanha marcando 55,46m. Em seguida, ela voltou a lançar na casa dos 55 metros e optou por queimar de forma proposital para acelerar a competição. Já na terceira e última tentativa, foi para o tudo ou nada e melhorou sua perfomance, anotando 58,32m. No entanto, ficou em nono lugar e encerrou sua participação por aí.
Em finais de campo do atletismo, cada atleta pode realizar três tentativas. As oito primeiras colocadas ao final dessas rodadas têm a oportunidade de realizar mais três lançamentos. Mariana ficou fora do top-8 e, por isso, não pôde seguir na competição. A oitava colocada foi a peruana Ximena Zorilla, que marcou 59,99m.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Natural de Joinville, Mariana é um dos principais nomes do lançamento de martelo brasileiro. Atual recordista brasileira da prova, ela já foi campeã nacional em nove oportunidades. Considerando o contexto internacional, a atleta de 31 anos já ganhou três Sul-Americanos e foi a primeira mulher brasileira a participar do lançamento de martelo em um Mundial de atletismo, em Eugene-2022.