Siga o OTD

Santiago 2023

Nathalie cai nas quartas e Brasil passa em branco na esgrima

Nathalie Moellhausen perde para argentina nas quartas de final e Brasil fica sem medalhas no último dia de disputas individuais na esgrima

Nathalie Moellhausen usa máscara do Brasil verde, roupa branca
(Wander Roberto/COB)

O Brasil passou em branco no último dia de competições individuais na esgrima nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Principal esperança do país no dia, Nathalie Moellhausen, campeã mundial na espada em 2019, foi eliminada nas quartas de final da espada para a argentina Isabella Di Tella. Enrico Pezzi, Victória Vizeu e Henrique Garrigos também foram os representantes do Brasil.

Nathalie Moellhausen cai para argentina nas quartas da espada

A campeã mundial começou a campanha com série invicta nas poules, com cinco vitórias em cinco jogos. Nas oitavas de final, encarou Karina Dyner, da Costa Rica. Durante o jogo, Nathalie deu um susto na torcida brasileira. A atleta precisou de atendimento ainda no início do confronto, quando estava em 5 a 2 para Dyner. Mas de volta ao jogo, a brasileira mostrou paciência e experiência para empatar em 8 a 8 no final do terceiro período. Com a vitória podendo ir para qualquer uma, a brasileira mostrou porque é campeã mundial e encerrou o jogo com o toque desempate e placar de 9 a 8.

Nas quartas de final da esgrima, a brasileira encarou Isabella Di Tella, da Argentina. Com começo nervoso, a brasileira cedeu alguns toques para a adversária, que marcou 5 a 3 ao final do primeiro período. Nathalie investiu muito, mas para isso deixou a guarda baixa, e Di Tella não perdoou. O segundo período terminou com Di Tella também na frente, por 8 a 5. No terceiro e último tempo, Nathalia correu atrás do prejuízo, faltando 30 segundos, o placar marcava 13 a 11. A brasileira chegou a empatar o jogo, mas viu a argentina fechar o placar em 15 a 13 com menos de 10 segundos no cronômetro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Pezzi para nas oitavas de final

Enrico Pezzi avançou para o mata-mata do sabre na esgrima com duas vitórias em cinco jogos. O último brasileiro vivo enfrentou o atleta da casa Roberto Monsalva. Em novo duelo de Brasil x Chile, mais um revés para os visitantes. Com duelo equilibrado desde o início, o chileno conseguiu marcar com toques difíceis. Monsalva fechou o placar em 15 a 11, assim eliminando Enrico Pezzi.

Outros brasileiros no dia da esgrima

Além de Nathalie Moellhausen, o Brasil contou com a Victória Vizeu na espada feminina. Ela acabou caindo ainda na rodada de poules, ao perder 4 jogos e vencer apenas um e acabou eliminada já na primeira fase. Henrique Garrigos, no sabre masculino, também fez campanha ruim nas poules, com 4 derrotas em 5 jogos. Assim, terminou em 17º, sem conseguir avançar para as oitavas de final.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Disputa por equipes da esgrima

As disputas individuais agora dão lugar à competição por equipes. Os primeiros a competir são Alexandre Camargo, Fabrízio Lazzarotto e Leopoldo Gubert, na espada masculina, e o trio Mariana Pistoia, Ana Beatriz Bulcão e Luana Pekelman disputam o florete feminino. Os jogos estão programados para começar nas quartas de final, às 9h30 (horário de Brasília).

* Contribuição: Mateus Nagime

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023