Pichilemu – O surfe brasileiro garimpou cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, nesta segunda-feira (30), em Punta de Lobos. Tatiana Weston-Webb comandou a festa com o ouro na chamada pranchinha. Chloé Calmon, no Longboard, e Luiz Diniz e Aline Adisaka, no SUP Surfe, ficaram com a prata. Carlos Bahia foi o bronze no Longboard. O dia ensolarado e de mar grande na comuna de Pichilemu, a cerca de 200 km a sudoeste de Santiago, teve, ainda, Davi Leão em quarto e Lena Ribeiro, campeã em Lima, em sexto no SUP race.
Tatiana Weston-Webb entrou na água só para disputar a final. Derrotou a canadense Sanoa Dempfle-Oline por 12,33 a 10,13 e fechou a campanha no surfe do Pan com cinco vitórias. Bateu primeiro a chilena Jessica Anderson, depois mesma Sanoa Dempfle-Oline e, a seguir, a peruana Daniella Rosas. Na quarta rodada, despachou a costarriquenha Leilani McGonagle e garantiu vaga na disputa do título.
Três Pratas
Chloé Calmon, que tentava o bicampeonato, e Aline Adisaka perderam o ouro na última onda. Chloé foi superada na final pela peruana Maria Fernanda Reyes por 7,50 a 6,64, mesma adversária que a havia vencido na quarta rodada. Como havia sido derrotada, Chloé teve de passar pela final da repescagem nesta segunda antes de chegar na disputa do ouro. Lá, impôs 7,50 a 1,17 na costarriquenha Lia Reys Dias. Aline Adisaka disputou só a final no dia e caiu diante da colombiana Isabella Brady por 7,93 a 7,04.
Luiz Diniz teve cenário idêntico ao de Chloé. Perdeu a final, por 16,00 a 10,23, para o estadunidense Zane Schweitzer, que já o havia superado na quarta rodada e o mandado para a repescagem. Assim, o brasileiro precisou derrotar o canadense Finn Spencer por 15,17 a 9,66 antes de tentar o ouro. No restante do campeonato, Diniz venceu o mesmo Spencer e o chileno Gabriel Salazar na primeira rodada, depois o porto-riquenho Max Torres e o peruano Tamil Martino na segunda e, na terceira, o mexicano Felipe Rodriguez.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Bronze
Já Carlos Bahia ficou com o bronze no surfe do pan ao perder a final da repescagem para o chileno Rafael Cortéz por 14,26 a 3,10. O caminho até o pódio começou pela vitória sobre o uruguaio Julian Schweizer e o panamenho Augustin Cedeño na primeira rodada. A seguir, derrotou o argentino Martin Perez e o chileno Rafael Cortéz e, na terceira rodada, voltou a bater Julian Schweizer Na quarta rodada, perdeu para o peruano Benoit Clemente.