Siga o OTD

Santiago 2023

Duplas garantem três medalhas para o Brasil no tênis de mesa

No primeiro dia do tênis de mesa no Pan, o País conseguiu garantir medalha nas três medalhas com duplas feminina, masculina e mista

Bruna e Giulia Takahashi comemoram vitória do Brasil no Pan-Americano de tênis de mesa e a vaga em Paris-2024
Irmãs Takahashi (Foto: ITTF Américas)

Cem por cento de aproveitamento do Brasil no primeiro dia de tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Neste domingo (29), primeiro dia de competições da modalidade, o país conseguiu garantir medalha nas três modalidades com duplas feminina, masculina e mista. Além disso, ficou bem perto de assegurar a vaga de duplas mistas nos Jogos Olímpicos de Paris.

A uma vitória do Paris

Vitor Ishiy e Bruna Takahashi, número 11 do mundo, estão a uma vitória de garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para isso, basta vencer a semifinal desta segunda-feira (30), às 10h, contra os canadenses Eugene Wang e Mo Zhang, número 54 do ranking de mistas.

+ Tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Neste domingo, o jogo das quartas contra os norte-americanos Jishan Liang e Lily Zhang, que ocupam a 48ª posição no ranking mundial das mistas, teve bastante equilíbrio. Os adversários venceram o primeiro set por 12 a 10, enquanto os brasileiros dominaram a segunda parcial.

Em seguida, as parciais foram parelhas, com a diferença nunca ultrapassando três pontos para um dos lados. Contudo, Bruna e Vitor estiveram a maior parte do tempo na frente. Dessa forma, o duelo terminou com 4 a 1 no placar, deixando o Brasil vivo pela vaga olímpica.

Duplas masculinas

Após a vitória diante dos mexicanos Rogelio Castro e Marcos Madrid, Hugo Calderano e Vitor Ishiy encararam os canadenses Simeón Martin e Edward Ly pelas quartas de final. Os adversários saíram na frente, mas logo sofreram a virada no primeiro set. Os brasileiros venceram bem também na segunda parcial, mas os ventos mudaram em Santiago a partir do terceiro set.

Os canadenses conseguiram o empate, mas uma nova virada de rumo no jogo veio a partir da quinta parcial. Desse jeito, Calderano e Ishiy tomaram conta da mesa e fecharam em 4 a 2 (11/6, 11/4, 4/11, 6/11, 11/4 e 11/4).

Irmãs Takahashi na semifinal

Assim como as outras duplas, Bruna Takahashi e Giulia Takahashi também estão nas semifinais de Santiago-2023. Depois de estrear com vitória nas oitavas de final, elas tiveram dificuldades no primeiro set das quartas diante das cubanas Estela Cardenas e Daniela Fonseca, que saíram na frente. Apesar disso, as brasileiras conseguiram virar para 3 a 1 logo depois, mas acabaram perdendo a quinta parcial. No sexto set, as irmãs Takahashi confirmaram a vitória por 4 a 2 (6/11, 11/8, 11/6, 11/6, 3/11 e 11/6).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O duelo que decide a vaga na final acontece na terça-feira (31), às 13h20, contra as também irmãs Adriana e Melanie Diaz, de Porto Rico, que ocupam a 27ª colocação do ranking feminino de duplas.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Santiago 2023