Siga o OTD

Santiago 2023

Goteiras no ginásio atrasam final do handebol feminino

Problemas de infiltração geram goteiras na quadra e final entre Brasil e Argentina sofre atraso no Pan

Goteira no ginásio da final do handebol feminino causa atraso do jogo
(Foto: Wesley Felix/OTD)

Goteiras no Ginásio Polidesportivo de Viña del Mar adiaram a programação das disputas por medalha do handebol feminino no Pan de Santiago-2023. A final entre Brasil e Argentina, que vale vaga olímpica para Paris-2024, estava prevista para acontecer às 20h30 deste domingo (29), mas foi adiada em pelo menos uma hora para conter poças d’agua que estão na quadra.

Cidade litorânea que fica a 122km de Santiago, Viña del Mar está recebendo as partidas do handebol no Pan de Santiago-2023. Choveu muito na região neste domingo e o ginásio onde as partidas estão acontecendo está com problemas de infiltração no teto, o que gerou goteiras. Pelo menos cinco pontos distintos da quadra ficaram com excesso de água devido ao temporal.

A fim de resolver essa situação, a organização colocou panos nos pontos específicos, na tentativa de secar a quadra. No entanto, isso não aconteceu de forma rápida e a quadra segue molhada. Isso levou ao adiamento da sessão das finais. O duelo entre Paraguai e Chile, valendo o bronze, estava programado para às 18h e passou para às 19h.

Já a partida entre Brasil e Argentina, na grande final do torneio, estava prevista para acontecer às 20h30 e, agora, está programada para às 21h30. No entanto, não é certo que esses horários vão se cumprir, uma vez que a quadra não está totalmente seca. O Brasil é o atual hexacampeão pan-americano de handebol feminino e busca vaga olímpica para Paris-2024.

Organização falha

O problema com a estrutura do estádio já havia ocorrido no dia anterior, no jogo entre Brasil e Chile pela semifinal da competição. A seleção brasileira de handebol feminino vencia por 30 a 10 a pouco menos de 15 minutos para o fim, quando uma chuva molhou a quadra e interrompeu o jogo. Após certo tempo de paralisação, a arbitragem decidiu por encerrar a partida, dando a vitória ao Brasil.

Além dessa, diversas outras controvérsias já rodearam a organização dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Neste domingo, por exemplo, a marcha atlética feminina aconteceu com a distância errada. Um erro de cálculo nas voltas fez com que as mulheres marchassem 3,5km a menos do que os 20km estipulados pela prova.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023