Goteiras no Ginásio Polidesportivo de Viña del Mar adiaram a programação das disputas por medalha do handebol feminino no Pan de Santiago-2023. A final entre Brasil e Argentina, que vale vaga olímpica para Paris-2024, estava prevista para acontecer às 20h30 deste domingo (29), mas foi adiada em pelo menos uma hora para conter poças d’agua que estão na quadra.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Cidade litorânea que fica a 122km de Santiago, Viña del Mar está recebendo as partidas do handebol no Pan de Santiago-2023. Choveu muito na região neste domingo e o ginásio onde as partidas estão acontecendo está com problemas de infiltração no teto, o que gerou goteiras. Pelo menos cinco pontos distintos da quadra ficaram com excesso de água devido ao temporal.
A fim de resolver essa situação, a organização colocou panos nos pontos específicos, na tentativa de secar a quadra. No entanto, isso não aconteceu de forma rápida e a quadra segue molhada. Isso levou ao adiamento da sessão das finais. O duelo entre Paraguai e Chile, valendo o bronze, estava programado para às 18h e passou para às 19h.
Já a partida entre Brasil e Argentina, na grande final do torneio, estava prevista para acontecer às 20h30 e, agora, está programada para às 21h30. No entanto, não é certo que esses horários vão se cumprir, uma vez que a quadra não está totalmente seca. O Brasil é o atual hexacampeão pan-americano de handebol feminino e busca vaga olímpica para Paris-2024.
Organização falha
O problema com a estrutura do estádio já havia ocorrido no dia anterior, no jogo entre Brasil e Chile pela semifinal da competição. A seleção brasileira de handebol feminino vencia por 30 a 10 a pouco menos de 15 minutos para o fim, quando uma chuva molhou a quadra e interrompeu o jogo. Após certo tempo de paralisação, a arbitragem decidiu por encerrar a partida, dando a vitória ao Brasil.
Além dessa, diversas outras controvérsias já rodearam a organização dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Neste domingo, por exemplo, a marcha atlética feminina aconteceu com a distância errada. Um erro de cálculo nas voltas fez com que as mulheres marchassem 3,5km a menos do que os 20km estipulados pela prova.