O tênis de mesa brasileiro iniciou os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 com boas vitórias. Na manhã deste domingo (29), a parceria das irmãs Bruna e Giulia Takahashi venceu as dominicanas Eva Brito Peña e Esmerlyn Castro. O placar foi de por 4 a 0 (11/8, 11/8, 11/7 e 11/6), pelas oitavas de final do torneio feminino. Além disso, nas duplas mistas, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi (11° no ranking mundial de mistas) superaram os venezuelanos Cesar Castillo e Roxy Gonzalez. A partida também valeu pelas oitavas e com o mesmo placar de 4 sets a 0 (11/5, 11/8, 11/3 e 13/11).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Assim, ainda neste domingo, Bruna e Giulia encaram as cubanas Estela Crespo Cárdenas e Daniela Fonseca (183° lugar nas duplas femininas), às 19h, valendo posição no pódio. Não só a as irmãs, mas também a dupla mista também busca vaga entre as semifinalistas neste domingo, às 17h30, contra os norte-americanos Jishan Liang e Lily Zhang (48° no ranking). Por fim, às 16h, Hugo Calderano e Vitor Ishiy (270°) estreiam no torneio de duplas masculinas, diante dos mexicanos Rogelio Castro e Marcos Madrid (65°). Se vencerem, jogam as quartas de final às 19h45.
Bruna e Giulia vencem bem
A dupla feminina brasileira, número 59 do mundo, abriu a disputa dos Jogos diante das dominicanas, atualmente na 247ª colocação do ranking mundial. E impuseram sua maior força desde o início. Bruna e Giulia abriram 6 a 0 no primeiro set e depois administraram para fechar em 11 a 8.
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
As dominicanas voltaram melhor no segundo set. Chegaram a abrir 6 a 2, mas as brasileiras reagiram, emplacaram uma sequência de cinco pontos consecutivos e venceram pelo mesmo placar da primeira parcial. No terceiro, voltaram a ter o controle do jogo e finalizaram em 11 a 7, repetindo a dose no quarto set, com 11 a 6. Placar final de 4 a 0, em 23 minutos de partida.
Primeiro passo na luta por Paris
Vitor Ishiy e Bruna Takahashi deram o primeiro passo para conquistarem uma das duas vagas de duplas mistas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A parceria venezuelana começou incomodando, mas rapidamente os brasileiros viraram e fecharam o primeiro set com relativa tranquilidade. Na segunda parcial, comandaram o placar, mas sempre com os adversários na cola. Novamente, saíram vencedores.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O terceiro set teve total domínio dos brasileiros. Os venezuelanos não se deram por vencidos, equilibraram novamente o duelo no quarto set e dificultaram ao máximo a vida de Ishiy e Bruna, mas a dupla número 11 do mundo venceu por 13 a 11.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).