8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil vence outra e fecha primeira fase na liderança do grupo

Rodando a equipe, seleção sub-23 venceu por 3 a 0, com gols no segundo tempo, e avançou em primeiro lugar da chave

Brasil Honduras futebol masculino Santiago-2023
(Foto: Martin Thomas/Santiago 2023 via Photosport)

O Brasil venceu Honduras por 3 a 0, neste domingo (29), no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, e fechou a primeira fase do torneio de futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 com 100% de aproveitamento. Os gols foram marcados por Ronald, Gustavo Martins e Thauan Lara, todos no segundo tempo. Agora, a equipe comandada por Ramon Menezes espera o término da fase inicial para saber quem será seu adversário na semifinal.

Vindo de duas vitórias nos dois primeiros jogos, o Brasil já estava classificado para a próxima fase e um empate bastava para assegurar a primeira colocação do grupo B. Honduras, por sua vez, já estava eliminada e não tinha mais pretensões na competição. Apesar disso, Ramon manteve a base da equipe que vinha jogando na competição, trocando somente peças pontuais no time titular.

O Brasil começou a partida: com Andrew, Miranda, Arthur Chaves, Gustavo Martins e Patryck; Ronald, Matheus Dias e Gabriel Pirani; Biro, Matheus Nascimento e Marquinhos. Após um primeiro tempo sem grandes oportunidades, Ramon tirou Biro, Matheus e até o goleiro Andrew, colocando Kaio César, Figueiredo e Matheus Donelli no intervalo. As mudanças deram certo e a equipe marcou dois gols após cobranças de escanteio, encaminhando a vitória. No fim, Thauan Lara fechou o placar.

Biro futebol masculino Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
Biro é o capitão da seleção em Santiago-2023 (Foto: Martin Thomas/Santiago 2023)

Com mais um triunfo, o Brasil encerra a primeira fase com três vitórias, na liderança do grupo B. Agora, aguarda os outros resultados da rodada para saber quem enfrentará na semifinal, a partir do cruzamento com o grupo A. Os adversários poderão ser México ou República Dominicana. De qualquer forma, a semifinal está marcada para acontecer na quarta-feira (1º). A final do torneio de futebol masculino no Pan de Santiago-2023 ocorrerá no sábado (4), às 20h, no Estádio Sausalito.

Como foi o jogo

O primeiro tempo da partida não teve muitas emoções. A chance mais perigosa do Brasil veio com Marquinhos, aos 15 minutos. Em um contra-ataque com três jogadores brasileiros contra dois hondurenhos, Marquinhos recebeu livre dentro da área e bateu cruzado, mas pegou mal e mandou para fora. O Brasil se manteve melhor no primeiro tempo, mas não ofereceu perigo à meta do goleiro Facusse.

Honduras apostou em contra-ataques e, por pouco, não abriu o placar aos 26. Palacios arrancou em velocidade e saiu cara a cara com Andrew, finalizando por cima do gol. A partir de então, o time da América Central passou a povoar o campo de ataque por algum tempo, mas logo o Brasil retomou o controle do jogo. Já nos acréscimos, Marquinhos chutou forte de fora da área, mas não marcou.

Já no segundo tempo, o cenário mudou. Isto porque Ramon fez três alterações no intervalo e o Brasil se lançou ao ataque. Logo aos cinco minutos, Marquinhos cobrou escanteio e Ronald cabeceou para o fundo do gol. Quatro minutos mais tarde, foi a vez do zagueiro Gustavo Martins completar o cruzamento do atacante do Nantes para marcar o segundo gol da seleção brasileira sub-23 de futebol masculino.

Thauan Lara comemora com seus companheiros último gol no futebol de Santiago-2023
Thauan Lara comemora gol (Foto: Martin Thomas/Santiago 2023 – via Photosport)

Com o placar bem estabelecido, Ramon trocou mais peças e o Brasil passou a controlar o jogo. Na reta final, aos 34, Thauan Lara invadiu a área pela esquerda, chutou cruzado de perna canhota e estufou as redes do goleiro hondurenho e, assim, deu números finais à partida. Apesar de não haver gols, o fim do jogo foi agitado por conta de confusões envolvendo jogadores das duas equipes.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Santiago 2023