O Brasil venceu Honduras por 3 a 0, neste domingo (29), no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, e fechou a primeira fase do torneio de futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 com 100% de aproveitamento. Os gols foram marcados por Ronald, Gustavo Martins e Thauan Lara, todos no segundo tempo. Agora, a equipe comandada por Ramon Menezes espera o término da fase inicial para saber quem será seu adversário na semifinal.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Vindo de duas vitórias nos dois primeiros jogos, o Brasil já estava classificado para a próxima fase e um empate bastava para assegurar a primeira colocação do grupo B. Honduras, por sua vez, já estava eliminada e não tinha mais pretensões na competição. Apesar disso, Ramon manteve a base da equipe que vinha jogando na competição, trocando somente peças pontuais no time titular.
O Brasil começou a partida: com Andrew, Miranda, Arthur Chaves, Gustavo Martins e Patryck; Ronald, Matheus Dias e Gabriel Pirani; Biro, Matheus Nascimento e Marquinhos. Após um primeiro tempo sem grandes oportunidades, Ramon tirou Biro, Matheus e até o goleiro Andrew, colocando Kaio César, Figueiredo e Matheus Donelli no intervalo. As mudanças deram certo e a equipe marcou dois gols após cobranças de escanteio, encaminhando a vitória. No fim, Thauan Lara fechou o placar.
Com mais um triunfo, o Brasil encerra a primeira fase com três vitórias, na liderança do grupo B. Agora, aguarda os outros resultados da rodada para saber quem enfrentará na semifinal, a partir do cruzamento com o grupo A. Os adversários poderão ser México ou República Dominicana. De qualquer forma, a semifinal está marcada para acontecer na quarta-feira (1º). A final do torneio de futebol masculino no Pan de Santiago-2023 ocorrerá no sábado (4), às 20h, no Estádio Sausalito.
Como foi o jogo
O primeiro tempo da partida não teve muitas emoções. A chance mais perigosa do Brasil veio com Marquinhos, aos 15 minutos. Em um contra-ataque com três jogadores brasileiros contra dois hondurenhos, Marquinhos recebeu livre dentro da área e bateu cruzado, mas pegou mal e mandou para fora. O Brasil se manteve melhor no primeiro tempo, mas não ofereceu perigo à meta do goleiro Facusse.
Honduras apostou em contra-ataques e, por pouco, não abriu o placar aos 26. Palacios arrancou em velocidade e saiu cara a cara com Andrew, finalizando por cima do gol. A partir de então, o time da América Central passou a povoar o campo de ataque por algum tempo, mas logo o Brasil retomou o controle do jogo. Já nos acréscimos, Marquinhos chutou forte de fora da área, mas não marcou.
Já no segundo tempo, o cenário mudou. Isto porque Ramon fez três alterações no intervalo e o Brasil se lançou ao ataque. Logo aos cinco minutos, Marquinhos cobrou escanteio e Ronald cabeceou para o fundo do gol. Quatro minutos mais tarde, foi a vez do zagueiro Gustavo Martins completar o cruzamento do atacante do Nantes para marcar o segundo gol da seleção brasileira sub-23 de futebol masculino.
Com o placar bem estabelecido, Ramon trocou mais peças e o Brasil passou a controlar o jogo. Na reta final, aos 34, Thauan Lara invadiu a área pela esquerda, chutou cruzado de perna canhota e estufou as redes do goleiro hondurenho e, assim, deu números finais à partida. Apesar de não haver gols, o fim do jogo foi agitado por conta de confusões envolvendo jogadores das duas equipes.