8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Caio Bonfim é prata e fatura sua terceira medalha em Pans

O brasileiro Caio Bonfim ficou com a prata na disputa da marcha atlética 20 km nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Caio Bonfim com a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Carol Coelho/CBAt)

Primeira medalha no atletismo! O brasileiro Caio Bonfim ficou com a prata na disputa da marcha atlética 20 km nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Ele finalizou a prova com o tempo de 1h19min24s e conquistou sua terceira medalha na história da competição. A competição começou com 30 minutos de atraso porque o percurso teve que ser corrigido, já que estava com dimensão reduzida na prova feminina.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Com o resultado, Caio Bonfim repetiu o feito no Pan de Lima-2019, quando também acabou com a medalha de prata. Antes disso, ele havia levado o bronze em Toronto-2015. O equatoriano Alexander David Hurtado, segundo colocado no Mundial Júnior de 2018, ficou com o ouro, completando o percurso na marca de 1h19min20s. Por fim, o mexicano Andres Eduardo Olivas fechou o pódio em terceiro, com o tempo de 1h19min56s. Matheus Gabriel Corrêa, o outro atleta brasileiro na disputa, foi o quinto lugar, alcançando o tempo de 1h20min19s.

caio bonfim medalha de prata nos jogos pan-americanos de santiago-2023
Miriam Jeske/COB

Terceira medalha em quatro Pans

“Quem será que estava (no Pan) em 2011? Aí você vem, desqualificado (em 2011), bronze (em 2015), prata (em 2019), aí você fala, agora é ouro. Mas o esporte não é a narrativa que a gente espera. Estou muito satisfeito. Quando você passa a linha e você fala: olha o tanto que me dediquei. Isso que nos dá a satisfação”, comemorou Caio Bonfim. “Não é pra qualquer um 12 anos entre os melhores da América. Já tive muitas duvidais no meio do caminho. 1h19min56s, só o Sergio Galdino no Brasil fez. Eu já fiz outras vezes, sete vezes. Isso mostra o nível. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou o atleta.

Além disso, a prova sofreu um atraso de 30 minutos para ter o seu início, pois a organização do Pan de Santiago precisou medir novamente a pista da competição. Na disputa feminina, que ocorreu mais cedo, 12 atletas quebraram o recorde mundial, o que comprovou que o local não cumpria a distância mínima de um quilômetro que é exigido. Assim, na ocasião, a brasileira Viviane Lyra fechou na quarta posição.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Santiago 2023