As regatas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começaram neste sábado (28) em Valparaíso, nas praias de Algarrobo Norte e El Quisco, no Chile. Praticamente toda a equipe brasileira de vela entrou em ação. As classes Nacra, Lightning e Snipe estreiam neste domingo (29).
+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
As disputas contaram com ventos de médio a forte, com muita onda e sensação térmica baixa no litoral chileno. Os destaques do dia ficaram para as bicampeãs olímpicas Martine e Kahena. Atuais campeãs da 49erFX no Pan, as atletas buscam vaga direta em Paris 2024. Vencendo duas regatas e chegando uma em terceiro, a dupla já iniciou na liderança.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Dessa forma, Martine e Kahena somaram 5 pontos perdidos. Elas têm um de vantagem sobre as norte-americanas Stephanie Roble e Margaret Shea, com três segundos lugares. Apenas cinco 49erFX estão na água e são 16 regatas incluindo a medal race. ”A gente saiu um pouco na frente e estamos contentes de cumprir a missão do primeiro dia. Tem muita coisa para rolar. Estamos dedicadas a manter o foco”, assim avaliou Martine.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Bruno Lobo na liderança
Assim como Martine e Kahena, Bruno Lobo também terminou o primeiro dia na liderança. Na fórmula kite, o velejador brasileiro iniciou a defesa do título pan-americano vencendo todas as três regatas disputadas neste sábado. Com 3 pontos perdidos, ele é seguido pelo norte-americano Markus Edegran, em segundo lugar com 5.
”Foi um dia bom, com vento forte, e quase deu pra vencer todas. Tem muita coisa pela frente, recuperar e manter o foco. Quero ver o que errei e acertei para voltar mais forte”, explicou dessa forma Bruno Lobo, que só volta a competir na segunda-feira (30).
Outros brasileiros
Na versão feminina da fórmula kite, Maria do Socorro Reis está na terceira posição. Bruno Fontes ocupa a segunda posição na classificação da ILCA 7 e Gabriela Kidd é a sexta na ILCA 6. Enquanto isso, no IQFoil, Mateus Isaac fechou em segundo lugar, enquanto Bruna Martinelli em quinto. No 49er,Marco Grael e Gabriel Simões ocupam a quinta colocação.
*Com informações da CBVela