Brasil avança em peso! No segundo dia de disputa da canoagem slalom nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, quatro atletas brasileiros conseguiram se classificar para a semifinal em suas respectivas provas na competição. Eles retornarão para o torneio já neste sábado (29), a partir das 9h30, no horário de Brasília-DF.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
No masculino, Kauã da Silva (C1) e Pepê Gonçalves (K1) foram os brasileiros classificados. Já entre as mulheres, as irmãs Ana Sátila (C1) e Omira Estácia (K1) serão as representantes do Brasil na fase de semifinal. Após a realização da nova etapa, serão disputadas as finais de cada prova na sequência. Além disso, Ana e Guilherme Mapelli competem na semifinal do caiaque cross, a partir das 14h30.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Brasileiros brilham na classificatória da canoagem slalom
Na primeira descida do C1, Kauã da Silva não teve muitas dificuldades em superar as 21 balizas do percurso e finalizou a prova no tempo de 87s46. Depois, ele melhorou a sua marca na segunda tentativa e acabou com 86s60, sendo o quarto melhor na classificação geral.
Por outro lado, na disputa feminina, Ana Sátila havia fechado com a marca de 90s37, a melhor entre todas as competidoras, mas teve sua prova desclassificada, por não ter atingido o peso mínimo em seu barco. Assim, na segunda descida, a brasileira se recuperou e venceu a disputa mais uma vez, agora com um 87s78.
“Depois da minha primeira descida, a gente teve um problema com o peso do barco, o que é muito estranho pois isso nunca aconteceu em toda a minha carreira. Depois da última pesagem, eles (a organização) mudaram a balança de lugar e teve uma variação no peso do meu barco. Eu tenho certeza que não foi culpa nossa, mas voltei ainda mais forte para a segunda descida, melhorei o meu tempo e continuo forte na briga pela medalha”, explicou Ana Sátila.
Do mesmo modo, no K-1 masculino da canoagem slalom, Pepê Gonçalves terminou na liderança na sua primeira descida, acabando com o tempo de 75s35. Na sequência, o paulista elevou o seu desempenho e melhorou sua marca para 74s90.
Entre as mulheres, Omira Estácia fez uma ótima primeira prova, atingindo a marca de 85s10. Porém, na segunda tentativa, ela sofreu uma penalidade de dois segundos na oitava baliza e ficou com o tempo de 88s21, pior que sua outra descida. Ela foi a segunda colocada non geral, atrás da estadunidense Evy Leibfarth (81s93).