Santiago – O jogo era apenas para cumprir tabela na última rodada da Super Ronda do beisebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Brasil e México entraram em campo no Centro de Béisbol y Sóftbol já com os confrontos de medalha definidos. A seleção vai pegar a Colômbia na inédita final marcada para as 15h deste sábado (28). Antes, às 9h30, mexicanos e pamamenhos brigam pelo bronze. No duelo desta sexta (27), vitória mexicana por 5 a 1 e a primeira derrota brasileira em cinco jogos no Pan.
A seleção entrou com um time diferente do que vinha utilizando nas outras partidas do pan. Pedro Okuda e Lucas Mizukoshi ficaram no banco. Assim, as primeiras entradas foram com pouco beisebol, apesar de algumas rebatidas. O México chegou a ocupar a segunda base em um erro da defesa brasileira numa tentativa de queimada dupla. Mas nada de mais ameaçador.
Beisebol eficiente
No topo da quarta, os mexicanos abriram o placar. Roberto Vallesteros rebateu para o campo esquerdo, bem fundo, e impusionou Jesus Emmanuel Gamez para casa saindo da primeira base. A resposta foi rápida. Na baixa da quarta, com um eliminado, o eficiente jogo de bola curta da seleção surtiu efeito e Lucas Sakay anotou a corrida com um deslize certeiro. Assim, o marcador ficou em 1 a 1.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O Brasil trocou de arremessador na quinta entrada. Saiu Enzo Sawayama, que começara no montinho, e entrou Douglas Takano. O México foi pra cima e ocupou as duas primeiras bases. Um bunt fez os corredores avançarem mais uma cada e, então, havia um na segunda e um na terceira, com apenas um fora. Uma andada lotou as bases e fez com que os brasileiros se reunissem. Mais um contato, porém Lucas Rojo fez uma defesaça na segunda base e não só eliminou o segundo como evitou pelo menos duas corridas mexicanas. No arremesso seguinte, bola na luva de Lucas Sakay e fim da entrada.
Desandou
Gabriel Barbosa entrou no topo da sexta para arremessar. Mas novamente o México começou a colocar corredores em base. Desta vez, não disperdiçaram e fizeram 3 a 1, mantendo as esquinas ocupadas, com um eliminado. A ‘coisa’ desandou e o placar foi a 5 a 1. Felipe Fukuda entrou no lugar de Gabriel e conseguiu a última eliminação em uma boa funda que Victor Coutinho colocou na luva com muita categoria. Mas o estrago contra o Brasil já estava feito.
A seleção não desistiu e na baixa da sexta ficou com corredores nas duas primeiras bases após Lucas Sakay arrancar uma andada e Victor Coutinho rebater para o campo externo. Mas ficou só na ameaça.