Homem mais jovem da delegação brasileira, Hussein Daruich fez sua estreia nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. O atirador de apenas 16 anos competiu na primeira parte da qualificação da fossa olímpica, acertando 47 pratos de 50 possíveis. O brasileiro volta a competir nesta sexta-feira (27) na segunda parte da qualificação e, eventualmente, na final.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Hussein Daruich começou muito bem sua participação nos Jogos Pan-Americanos. No primeiro dia da fossa olímpica, foram disputadas duas séries de 25 alvos. O brasileiro acertou 23 pratos na primeira rodada. Em seguida, Hussein conseguiu mais 24 pontos, para terminar o dia com um total de 47. A pontuação o deixou empatado na quinta colocação, apenas dois pontos atrás do estadunidense Derrick Mein, que terminou o dia em primeiro lugar. Na segunda parte da qualificação, os atletas irão atirar mais 75 vezes, com os oito primeiros avançando para a final. O Brasil também conta com Jaison Santin na prova. Ele encerrou o primeiro dia em 11º lugar, com 45 pontos.
+ Felipe Wu vai ao pódio na pistola de ar 10m em Santiago
+ Flávia Saraiva conquista sua décima medalha em Jogos Pan-Americanos
+ Brasil leva susto, mas arrasa Venezuela no basquete feminino
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Jovem promessa brilhando entre os adultos
Mesmo com apenas 16 anos, Hussein Daruich já tem um belo currículo no tiro esportivo. O atleta foi medalhista de bronze no Mundial Júnior do ano passado. E apesar da pouca idade, o paranaense já tem conquistado bons resultados entre os adultos, sendo tetracampeão brasileiro e líder do ranking nacional. “Eu acho que só tenho a melhorar, principalmente no adulto. Internacionalmente eu costumo atirar mais na categoria júnior, mas tenho conquistado bons resultados entre os adultos, atirando em alto nível. E com foco e muito treinamento, eu chegarei nos Jogos Olímpicos”, afirmou o atleta em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.
Hussein também disse estar gostando da sua experiência em seus primeiros Jogos Pan-Americanos. “Está sendo sensacional. Não só por causa do esporte em si, mas pelas pessoas. Eu nunca tinha ido em um evento com Vila dos Atletas. E se Deus quiser, esse será só o meu primeiro”, finalizou.
Feminino
Na versão feminina da prova, o último dia de disputa foi nessa quinta (26), com a segunda parte da qualificação e a final. As representantes do Brasil não conseguiram avançar para a decisão. Camila Comoski ficou em oitavo lugar com 104 pontos, enquanto Daiana dos Santos foi a 14ª colocada, com 87. Na final, a Guatemala fez uma dobradinha com ouro para Adriana Ruano e prata para Ana Soto. Rachel Tozier, dos Estados Unidos, completou o pódio.