A nadadora pernambucana Carol Santiago, da classe S12 (baixa visão), tentará conquistar sua 30ª medalha em missões pelo Brasil durante o Parapan de Santiago-2023. A competição ocorrerá entre os dias 17 e 26 de novembro na capital chilena. No Movimento Paralímpico desde 2018, a atleta já subiu no pódio 28 vezes, somando Mundiais (19 medalhas), Jogos Paralímpicos (cinco) e Parapans (quatro).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Dessa forma, no currículo, Carol tem participações em três Mundiais (Londres-2019, Ilha da Madeira-2022 e Manchester-2023), um Parapan (Lima-2019) e uma edição de Jogos Paralímpicos (Tóquio -2020). Inclusive, no megaevento na capital japonesa, ela foi a atleta do Brasil, independentemente do gênero, a conquistar mais medalhas: cinco no total (três ouros, uma prata e um bronze).
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Para o Parapan de Santiago, a atleta se inscreveu em todas as provas de sua classe, sendo sete disputas individuais e duas de revezamento. Ou seja, caso ela nade todas, poderá conquistar até nove medalhas e chegar à marca de 37 pódios em missões.
“Estou muito feliz por estar representando o Brasil em competições internacionais desde 2019. É muito importante, para mim, estar nestes grandes eventos e trazer medalhas à nossa Seleção. É o meu segundo Parapan e isso me deixa muito animada, porque estou indo em uma situação bastante diferente em relação ao primeiro”, disse a nadadora.
“Quando penso na quantidade de pódios que já conquistamos, eu e minha equipe, e no Parapan, a minha animação aumenta. É uma competição diferente. Quando ganhamos uma medalha, ela não é só minha ou da natação. É de toda uma delegação gigantesca que representará o Brasil em Santiago. Espero fazer provas bonitas e gostosas de se ver. Estou me preparando muito para isso”, finalizou a atleta.
Delegação brasileira no Parapan
Além disso, a seleção brasileira paralímpica que vai participar os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecerão de 17 a 26 de novembro, terá uma competidora de 14 anos e quase 80% da equipe sendo atletas com deficiência física. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou, no decorrer de três semanas, a convocação de 323 atletas de 17 modalidades que vão representar o país na competição na capital chilena. Foram convocados também nove atletas-guia, três calheiros e dois goleiros.
Assim, foram anunciados atletas das modalidades atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro