O gigante Davi Silva, de 2,02 m, e a baixinha Sania Lima, de 1,50 m, provaram nos Jogos Pan-Americanos que altura não é documento e que eles se combinam muito bem. Na noite desta terça-feira, por muito pouco, os dois não conquistaram uma vaga na final do torneio de duplas mistas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Depois de vencerem o primeiro set, eles levaram a virada dos americanos Jennie Gai e Vinson Chui e perderam por 20/22, 21/16 e 21/16. Com o resultado, conquistaram a medalha de bronze.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Primeiro set
O brasileiros tiveram um início de jogo perfeito. Em pouco tempo, já venciam os americanos por 11 a 5 com Sania Lima mostrando toda sua velocidade e habilidade e Davi Silva sabendo usar sua envegadura e sua força.
A dupla dos Estados Unidos, no entanto, reagiu e conseguiu neutralizar os principais pontos fortes do Brasil e conseguiu passar a frente em 16 a 15. Mas Davi Silva e Sania Lima não esmoreceram e o equilíbrio marcou a reta final do primeiro set. Jennie Gai e Vinson Chui tiveram o primeiro match point em 20 a 19.
Dois pontos seguidos de Sania Lima, entretanto, recolocaram a dupla do gigante e da baixinha de novo na liderança. Na sequência, um erro de ataque dos americanos encerrou o primeiro set com vitória brasileira por 22 a 19.
Segundo set
Davi Silva e Sania Lima abriram logo 2 a 0 no começo do segundo set, mas Jennie Gai e Vinson Chui marcaram cinco pontos seguidos e passaram a frente no placar. A vantagem da dupla dos Estados Unidos se manteve até a parada técnica, momento em que o placar era de 11 a 8.
Depois da conversa com o treinador Marcos Vasconcelos, o brasileiros voltaram para o jogo ao encostar em 13 a 12. Apesar disso, os americanos não perderam o controle e conseguiram abrir a distância necessária na reta final para vencer por 21/16.
Terceiro set
No set decisivo, o equilíbrio foi a marca. Nenhuma das duas duplas conseguia abrir vantagem e invariavelmente o placar ficava empatado. Na hora da parada técnica, a vantagem era dos Estados Unidos por apenas 11 a 10.
Na volta, Jennie Gai e Vinson Chui conseguiram respirar em 16 a 13 e a partir daí souberam controlar o duelo para vencer por 21 a 16 e garantir a classificação para a decisão da medalha de ouro.
Final
Na decisão do torneio de duplas mistas, Jennie Gai e Vinson Chui vão enfrentar os canadenses Ty Lindeman e Josephine Wu. Os adversários dos americanos derrotaram na semifinal os peruanos Inês Salazar e José Guevara por 21/10 e 21/11.
Final masculina
Apesar da derrota nas duplas mistas, Davi Silva, de apenas 20 anos, volta à quadra nesta quarta-feira para disputar a final das duplas masculinas. Na sessão da manhão, ele avançou, ao lado de Fabrício Farias, para a decisão ao derrotar Lesvin Córdoba e Jonathan Rivas, da Guatemala, com parciais de 21/18 e 21/16. Na disputa da medalha de ouro, eles vão enfrentar Nyl Yakura e Xingyu Dong. A dupla do Canadá sofreu para vencer os mexicanos Job Castillo e Luis Armando Navarro por 21/10, 21/23 e 25/23.
Medalha de bronze
Sania Lima, por sua vez, também vai sair dos Jogos Pan-Americanos com duas medalhas conquistadas. A atleta de 21 anos jogou na manhã desta terça-feira a semifinal ao lado de Juliana Viana Vieira, mas foi derrotada pelas americanas Annie Xu e Kerry Xu com parciais de 21/7 e 21/18. Com o resultado, as brasileiras ficaram com o bronze.