Santiago – A seleção brasileira de beisebol conquistou pela primeira vez na história classificação para fase final de uma edição de Jogos Pan-Americanos, agora em Santiago 2023. Para isso, precisou bater dois dos países mais tradicionais da modalidade, Venezuela e Cuba, além de arrancar uma virada antológica em cima da também forte Colômbia. A vitória que carimbou o passaporte do Brasil foi sobre Cuba, um 4 a 2 na manhã desta terça-feira (24), no Centro de Béisbol y Sóftbol.
Foi uma briga de foice pela classificação. No Grupo B do Pan, mesmo após derrotar Venezuela e Colômbia, a seleção precisava bater os cubanos para avançar sem depender de nada. Agora, vai para a Super Rodada com mais três times: Colômbia, segunda colocada do grupo do Brasil, além de Panamá e México, primeiro e segundo do Grupo A, pela ordem. A seleção pega somente panamenos e mexicanos, e leva a vitória contra os colombianos para o quadrangular decisivo.
+ Coração carrega seleção para marcar a história no Pan
Caminho do pódio
Para além dos detalhes sobre o formato de disputa da Super Rodada, é fato que a seleção de beisebol tem garantida a oportunidade de brigar em Santiago 2023 por um pódio inédito no Pan. Resta saber por qual degrau. A Super Rodada começa nesta quarta-feira (25) com Brasil e Panamá às 15h. Quinta (26), 9h30, tem México e Colômbia. Na sexta (27) ocorrem os dois últimos confrontos: Colômbia e Panamá se enfrentam às 9h30, e Brasil e México, às 15h. Os dois melhores do quadrangular disputam o ouro no sábado, às 15h. Um pouco antes, às 9h30, tem o jogo do bronze entre o terceiro e o quarto.
Ensaio
O Brasil começou agressivo e já na primeira entrada ocupou a primeira e a terceira bases, com um eliminado. A corrida quase veio em um bola voadora pro campo direito e em outra rasteira pra primeira base, mas os cubanos conseguiram se safar, muito por conta de uma bela defesa do primeira base Raul Gonzalez. Na parte baixa, Cuba também colocou um corredor na terceira base, com dois fora, porém defesa brasileira não cedeu pontos.
Corrida e defesa
Na segunda entrada, novamente o Brasil chegou em posição de anotar corrida, ocupando a segunda base com uma rebatida e um bunt. Desta vez a corrida veio, após dois erros da defesa cubana. O ataque seguiu bem lotou as bases com dois eliminados. Cuba sentiu o perigo e fez a primeira reunião no montinho de Jose Rodriguez. Surtiu efeito e ele evitou o pior impondo um strike out a Victor Coutinho. Mas o Brasil já estava no placar: 1 a 0. Na baixa, Cuba ameaçou de novo, mas novamente a defesa brasileira mostrou solidez e passou ilesa, com uma queimada dupla para fechar a entrada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O rebatedor que abriu a terceira entrada para o Brasil foi Paulo Orlando, campeão da MLB pelo Kansas City Royals em 2015. Ele acertou um petardo para o campo esquerdo que quase passou o muro, ficando na luva de Luiz Gonzalez. Mas foi só, e como o ataque cubano também passou em branco, o Brasil entrou na quarta entrada mantendo o 1 a 0 na partida decisiva do Pan de Santiago.
Arrancada para a vitória
Na quinta entrada, Cuba trocou o arremessador, entrou Erly Cazanova. Victor Coutunho não se intimidou e e rebateu uma simples. Paulo Orlando veio logo a seguir e mandou outra paulada, desta vez pro campo central. Mais uma simples e dois de azul nas duas primeiras bases, com um fora. Coube a Salomon Koba, então, impulsionar a segunda corrida com outro petardo para o campo central, que rachou o bastão e levou Coutinho para casa. Brasil 2 a 0 e nova reunião dos cubanos no montinho. Não deu certo. Nos dois arremessos seguintes, Fabio Murakami e Lucas Rojo impulsionaram a terceira e a quarta corridas, com mais duas bolas pro campo central. Cuba, então, trocou de novo o arremessador, colocando Rivero Estrada. Ele tirou o Brasil do bastão, mas o estrago já estava feito: 4 a 0 no marcador.
Emoção e vitória!
Na parte baixa, o ataque cubano tentou dar uma resposta, ocupou a primeira base, mas a defesa brasileira se apresentou de novo com nova queimada dupla. Felipe Natel, então, deixou o jogo para a entrada de André Rienzo. Natel fechou com quatro entradas e dois terços, sem ceder rebatidas, três andadas e três strike outs. Rienzo cedeu uma andada, mas logo depois fechou a entrada. Na baixa da sétima, Cuba anotou duas corridas e chegou a ter a virada no bastão, com apenas um eliminado, mas uma queimada dupla acabou com o jogo.