8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Georgia Furquim classifica à final, mas fecha em 5º lugar no Skeet

No tiro esportivo, Georgia Furquim classificou para a final empatada com a terceira colocação, mas não repetiu o desempenho na fase seguinte

Na imagem, Georgia Furquim pronta para o disparo com sua espingarda.
Georgia Furquim pronta para o disparo com sua espingarda. Foto: Instagram/ @georgiafurquim

Foi por pouco que Georgia Furquim não triscou uma medalha no tiro esportivo, prova do Skeet, que é com espingarda no tiro ao prato. A brasileira classificou para a final empatada com a terceira colocação. No entanto, não teve uma série final consistente e ficou com o 5º lugar no geral. Emerson Duarte ficou em segundo na classificatória da pistola rápida, mas não avançou por causa do desempenho do dia anterior.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Os brasileiros viveram alegrias seguidas de frustrações nos estandes de tiro esportivo, tanto em outdoor, como também indoor. Por ordem de horário das provas, relatar, primeiramente, Emerson Duarte e Vladimir da Silveira na pistola rápida. Um teve um começo ruim, se recuperou, mas não foi o suficiente. O outro começou melhor, decaiu e, mais uma vez, não foi o bastante para chegar à disputa por medalhas.

Desse modo, Emerson acertou 271 pontos ontem e estava em 17º. Neste domingo (22), segundo dia de classificatória, teve um desempenho espetacular, com 288 pontos e uma segunda colocação. Só ficou atrás do cubano Leuris Pupo, que acertou 292. No entanto, o somatório o colocou no no 13º posto e somente seis foram para os disparos pelas medalhas. Enquanto, Vladimir partiu de 7º, com 281 pontos, para 12º com 282 pontos. Finalizou com o 9º lugar geral.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O ouro foi para o cubano que liderou a segunda classificatória, a prata ficou com Douglas Gómez, da Venezuela, e o Henry Leverett, dos Estados Unidos, ficou com o bronze.

Skeet masculino

Teve a classificatória do Skeet masculino e, na sequência, a decisão da medalha. Roberth de Oliveira, que começou com o 7º lugar, com 70 pontos, hoje foi 14º, com 44 pontos. Na classificação final, terminou com o 12º lugar. O Brasil também teve outro atirador na prova, Renato Araújo, que foi 16º no primeiro dia, com 67 pontos, e 20º na segunda etapa, com 43 pontos. Acabou com a 18ª colocação.

Ouro para os Estados Unidos, com Vincent Hancock, prata para Argentina, com Federico Gil, e bronze para o Peru, com Nicholas Pacheco.

Uma lástima por Georgia

Por outro lado, Georgia manteve uma consistência interessante nas duas classificatórias. Porém, seu pecado foi na final da prova de tiro ao prato, ou Skeet. Anteriomente, Furquim alcançou 70 pontos e empatou a estadunidense Dania Vizzi na terceira colocação. Hoje, anotou mais 48 pontos na segunda parte da prova, com um novo empate triplo na terceira colocação.

Na final, entre as seis atiradoras, Georgia acertou 21 pontos e decaiu consideravelmente e terminou com a quinta colocação. Assim, o ouro foi para a atleta da casa, Francisca Crovetto, que fez 50 pontos, a mesma marca da mexicana Gabriela Rodríguez. Todavia, a chilena fez 4 a 3 no desempate e levou alegria para a torcida local. O bronze ficou com Daniella Borda, do Peru.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023