8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Maria Clara é prata e Lucas Ostapiv bronze no taekwondo

O Brasil teve um bom aproveitamento neste domingo, com Maria Clara e Lucas medalhando, Carol Gomes se lesionou antes da luta de bronze

Na imagem, Maria Clara, na final, tentando o contra ataque contra a canadense.
Maria Clara, na final, tentando o contra ataque contra a canadense. Foto: Gaspar Nóbrega/ COB

Pode anotar: mais dois pódios Pan-americanos para o Brasil no Taekwondo. Neste domingo (22), Maria Clara Pacheco faturou a prata ao chegar na final dos 57 kg e Lucas Ostapiv ficou com o bronze na categoria até 80 kg. O país só não somou mais porque Caroline Gomes não lutou pelo bronze por causa de lesão. O time soma três pódios na campanha de Santiago.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Destaque do dia ficou com Maria Clara Pacheco, que enfrentou a canadense Skylar Park na final dos 57kg e ficou com a medalha de prata. A brasileira venceu o primeiro round por 8 a 5, levou o empate no segundo assalto por 15 a 9. No terceiro round, muito equilibrado, foi decidido no desempate, com o placar de 15 a 15.

No caminho até o pódio, Maria Clara estreou com vitória diante de Alexmar Blanco, da Venezuela, com 2 rounds a 0, 7 a 1 e 9 a 4 nas parciais. Em seguida, superou a mexicana Fabiola Machorro por 2 rounds a 0, novamente, com 11 a 0 e 13 a 4, já na semifinal. É o melhor resultado nos dois dias de disputa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por outro lado, Lucas Ostapiv teve uma campanha de recuperação. A princípio, teve dificuldades contra o jamaicano Brandon Sealy e venceu em 2 rounds a 1. Teve as parciais 11 a 2, um empate 8 a 8 que foi para o adversário e, por fim, 20 a 8. No entanto, perdeu na luta seguinte para o norte-americano Alan Nickolas, nas quartas e foi para luta pelo bronze. Assim, foi consistente contra o nicaraguense David Chamorro, com 2 rounds a 0, fazendo 5 a 3 e 3 a 0 para subir ao pódio.

Carol sofre lesão

A nota triste a se lamentar é que Caroline Gomes não teve oportunidade de lutar pelo bronze na categoria 67 kg. A brasileira começou com vitória diante de Mell Ayovi, do Equador, 2 rounds a 0. Logo após luta contra a haitiana Ava Soon Lee, a lutadora sentiu uma lesão muscular. O resultado do embate foi 2 rounds a 1 para a adversária e Carol iria para repescagem do bronze, todavia foi para a estadunidense Danielle Teachout.

*Contribuiu Juvenal Dias.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023