Neste domingo (22), foi a vez das escaladoras do Brasil tentar a classificação para a final da prova combinada entre Boulder e Guiada. Contudo, Anja Köhler, Bianca Castro e Mariana Hanggi tiveram dificuldades para subir as paredes de Santiago. Assim, as três finalizaram a semifinal com juntas com a 14ª, 15ª e 16ª, respectivamente.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Similarmente ao masculino, as atletas brasileiras da escalada não tiveram um desempenho que as colocassem entre as oito melhores. Somente essa primeira faixa da classificação avançou para a final da prova combinada.
+ Escalada nos Jogos Pan-Americanos de 2023
Na subida do Boulder, as três brasileiras tiveram desempenho parecido e fizeram pontuação em escadinha. Então, Anja anotou 49.6, Mariana ficou nos 49.4 e Bianca teve 44.4 e largaram justamente com 14º ao 16º postos. Em seguida, Anja e Bianca alcançaram a mesma pontuação de 26.1 na guiada e empataram na 8ª colocação com mais cinco escaladoras. Porém, Mariana piorou e fez 12.1, com a 19ª colocação.
- Falta de renovação pode prejudicar resultado do Brasil em LA
- Sabrina brilha em amasso do Rzeszów na Copa da Polônia
- Gabi pega dois de dois tiros de sete metros na Liga Romena
- Lucas Pinheiro Braathen fecha ano com top-15 no slalom
- Conjunto brasileiro convocado para ciclo de Los Angeles 2028
No somatório, Anja teve 75.7 e terminou em 14º lugar, com Bianca vindo atrás, com 70.5 e Mariana fechando o bloco brasileiro, com 61.5. Três norte-americanas e três canadenses classificaram entre as oito melhores. A estadunidense Brooke Raboutou liderou o dia com 176.0 (99.9+76.1) e sua compatriota, Natalia Grossman teve uma fração a menos, 175.9 (99.8+76.1). Por fim, a canadense Alannah Yip fechou as três primeiras, com 147.8 (99.7+48.1).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Como não há a disputa das provas do Boulder e da Guiada separadas, o Brasil se despede da modalidade no Pan-Americano com Pedro Egg. Ele está na prova de velocidade, que está na classificação de tempo.