Siga o OTD

Santiago 2023

Guilherme Costa conquista primeiro ouro da natação no Pan

Nos 400m livre, Guilherme Costa conquistou o primeiro ouro da natação brasileira no Pan, enquanto Mafê Costa e Gabi Roncatto fizeram dobradinha inédita

Guilherme Costa comemora o ouro nos 400m livre nos Jogos Pan-Americanos
(Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A natação brasileira começou muito bem sua campanha nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Já no primeiro dia de competições, o Brasil já saiu com várias medalhas. Os 400m livre abriram a disputa da modalidade com Guilherme Costa, o Cachorrão, conquistando o primeiro ouro do país na natação, enquanto na versão feminina da prova, Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto fizeram uma dobradinha histórica.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Medalhista de bronze nos 400m livre no Mundial de 2022, Guilherme Costa chegou no Pan com status de favorito ao ouro. E o atleta não decepcionou, entregando um grande resultado na final deste sábado (21). Cachorrão passou a prova inteira na liderança e terminou em primeiro lugar, com um tempo de 3min46s79, estabelecendo um novo recorde dos Jogos Pan-Americanos. O venezuelano Alfonso Mestre até ameaçou o brasileiro em alguns momentos, mas terminou na segunda posição, após Guilherme Costa disparar nos 50m finais. Mestre fez 3min47s62 para levar a medalha de prata, enquanto o estadunidense James Plage ficou com o bronze, com 3min50s74. Stephan Steverink também participou da prova, ficando em quinto lugar, com 3min53s77.
+ Rayssa e Pamela fazem dobradinha no skate street
+ José Gabriel ganha primeira medalha do Brasil no mountain bike

+ Brasil atropela Cuba na estreia do vôlei feminino em Santiago
+ Aqui começa o Mundo! Aqui começam os Jogos Pan-Americanos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Fiz uma prova boa para iniciar o ciclo até a Olimpíada. Para mim nadar já para 3min46s nessa fase é algo muito bom. Na última temporada comecei dois segundos mais lento, então isso mostra que estou melhor que anteriormente e agora é seguir focado até os Jogos Olímpicos”, analisou Guilherme Costa após a prova.

Dobradinha inédita

Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto fazem dobradinha nos Jogos Pan-Americanos
(Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nos 400m livre feminino, o Brasil também foi ao pódio e de forma histórica, na primeira dobradinha da natação brasileira em Jogos Pan-Americanos. Maria Fernanda Costa travou uma batalha com a estadunidense Paige Madden pela primeira colocação. A norte-americana bateu na frente e terminou em primeiro lugar, com 4min06s45, novo recorde do Pan. Maria Fernanda ficou com a prata, com um tempo de 4min06s68, enquanto Gabrielle Roncatto levou a medalha de bronze, com 4min06s88. Ambas também nadaram abaixo do índice olímpico da prova.

“Treinamos muito pensando nos 400m livre para conseguir o índice e as medalhas. Então estamos muito felizes que conseguimos”, comentou Gabi. Já Maria Fernanda comemorou a sua melhor marca pessoal na prova: “Viemos focadas para levar o ouro e a prata, mas infelizmente a gente não conseguiu. Porém, estamos felizes de representar o Brasil e subir no pódio”, afirmou.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023