Estreia com vitória! O Brasil começou muito bem sua participação no torneio de vôlei feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A equipe comandada por Paulo Coco venceu Cuba por 3 sets a 0 (25/14, 25/16 e 25/14), em duelo realizado na Arena Parque O’Higgins, na capital chilena. Uma das novidades da seleção, a oposta Sabrina Machado foi o destaque da partida, com 14 pontos.
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
Assim como Sabrina, o Brasil conta com outras atletas que estão recebendo suas primeiras oportunidades na seleção. O elenco, aliás, também mescla jogadoras jovens e outras que têm sido convocadas com frequência para a seleção principal. Apesar de um plantel remodelado, a seleção pareceu estar em sintonia na estreia, vencendo Cuba de forma dominante, com larga vantagem em todos os sets.
+ Tabela do vôlei nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
O Brasil começou a partida com Naiane, Maiara, Lorena, Sabrina Machado, Larissa, Helena e Laís (L). A oposta Tainara, que teve uma entorse no tornozelo, ainda está em processo de recuperação e não esteve entre as titulares, mas entrou em alguns momentos da partida. Assim como ela, Aline Segato, Carol Leite, Luzia e Talia Costa também atuaram.
“Tivemos um início nervoso, mas depois a equipe se tranquilizou. Conseguimos imprimir o ritmo de jogo. O saque foi muito importante para desestabilizar a recepção de Cuba, para a gente posicionar o nosso sistema. O bloqueio poderia ter funcionado um pouco melhor, mas o nosso ataque foi equilibrado e fomos dominantes. Os placares elásticos foram importantes porque propiciaram todas participarem do jogo, quebrarem o gelo e já tirar essa coisa da estreia”, analisou Paulo Coco, técnico da equipe.
Números
Sabrina terminou a partida com 14 pontos. Foram oito de ataque, quatro de bloqueio e dois de saque. Maiara Basso, que esteve no Pré-Olímpico de vôlei há um mês, anotou 12 pontos, enquanto Larissa – outra estreante – marcou dez pontos. Helena, peça fundamental na conquista do bronze no Mundial sub-21 em agosto, marcou sete pontos. Pelo lado cubano, a maior pontuadora foi Yalain de La Peña, com oito tentos anotados.
Com a vitória, o Brasil largou em vantagem no grupo A do vôlei feminino no Pan de Santiago. A competição é composta por oito equipes, divididas em dois grupos. As duas melhores de cada chave avançam de forma direta para as semifinais, enquanto as segundas e terceiras colocadas vão às quartas de final. O próximo compromisso brasileiro será contra a Argentina, neste domingo (22), às 13h30. O grupo ainda conta com Porto Rico.
Como foi o jogo
Após trocação de pontos nos primeiros instantes, logo o Brasil tomou as rédeas da partida e passou a controlar o placar. Uma boa passagem de Naiane fez a seleção anotar oito pontos seguidos e encaminhar a vitória no set, após chegar a 18/10. A seleção também se aproveitou da fragilidade defensiva brasileira e aumentou a vantagem no fim, fechando a parcial em 25/14.
A tônica da partida se manteve no segundo set, mas desta vez o Brasil foi ainda mais dominante no início. A equipe marcou os seis primeiros pontos da partida e seguiu de forma intensa, chegando a 17/5. Cuba ainda diminiuiu a diferença, mas o Brasil não deu margens para uma reação maior e fechou o set em 25/16.
Já na terceira parcial, Cuba teve um início melhor do que vinha apresentando anteriormente. A equipe chegou a abrir dois pontos de vantagem no começo, em 7/5. No entanto, não sustentou a vantagem. Logo o Brasil passou a dianteira e assim permaneceu até o final. O placar do set final foi de 25/14, para euforia da torcida que compareceu em bom número para torcer pelo vôlei feminino brasileiro na Arena Parque O’Higgins.