Rayssa Leal e Pamela Rosa não tiveram adversárias na estreia do skate nos Jogos Pan-Americanos e conquistaram, respectivamente, ouro e prata na final no street feminino. Foi a primeira dobradinha em Santiago-2023 do Brasil, que pouco antes conquistou sua primeira medalha no ciclismo mountain bike. A estadunidense Paige Heyn completou o pódio ao ficar com o bronze.
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
- Zebra na Superliga: Goiás bate o Praia Clube por 3 a 2
O domínio brasileiro no skate street começou logo na primeira volta. As duas foram as únicas a conseguirem nota na casa dos 70. Pamela Rosa assumiu a ponta logo com 70,24 e só foi superada por Rayssa Leal, que foi a última a competir e alcançou 76,03. Quem mais se aproximou das duas foi Paige Heyn, que conseguiu 65,18. Todas as outras seis competidoras ficaram abaixo dos 50 pontos.
Na segunda volta, Pamela Rosa voltou a mostrar força e se aproximou da liderança ao marcar 73,17, enquanto Rayssa Leal não repetiu o bom desempenho, sofreu uma queda e ficou com apenas 44,82. Apesar disso, ela manteve a primeira posição com a nota obtida em sua primeira tentativa.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Queda nas manobras
Depois das duas voltas completadas, das quais apenas a melhor delas valeu para a classificação, começaram a sequência de cinco manobras para cada atleta. Pamela Rosa caiu quando ao tentar subir no corrimão e não pontuou. Com isso, caiu para o quarto lugar, pois foi ultrapassada pela colombiana Jazmin Alvarez e pela uruguaia Julieta Gonzalez, que acertaram suas tentativas.
Rayssa Leal, por sua fez, fez uma manobra segura no corrimão, somou 68,68 e disparou na liderança com 144,71 contra 103,71 de Jazmin Alvarez, que estava em segundo lugar naquele momento.
Na segunda rodada de manobras, tanto Pamela Rosa quanto Rayssa Leal caíram. Com isso, a colombiana Jazmin Alvarez, que fez 60,41, chegou a 164,41 e assumiu a liderança.
Show brasileiro
Na terceira rodada de manobras, Pamela Rosa, que tinha caído para o sexto luga, foi segura em sua tentativa, somou 60,73 e subiu para quarto. Já Rayssa Leal mostrou novamente sua habilidade e alcançou a maior nota até então com 76,72 e reassumiu a liderança com 221,63 contra 164,41 de Jazmin Alvarez.
O show brasileiro continuou com Pamela Rosa, que superou a nota feita por Rayssa Leal ao conseguir 77,44 em sua quarta manobra e voltou a entrar na briga pelo pódio. Mas a líder da prova deu o troco e alcançou 84,23.
A uma rodada de manobras do fim, Rayssa Leal liderava com 236,98, seguida por Pamela Rosa com 211,34. A americana Page Heyn assumiu o terceiro lugar ao chegar a 176,35.
Em sua última tentativa, Pamela Rosa não conseguiu completar sua manobra. Mas o lugar dela no pódio só correria risco se as adversárias conseguissem notas altíssimas, mas nenhuma delas conseguiu grandes notas. Assim, a medalha de prata já era dela.
Com isso, Rayssa Leal entrou em sua última manobra com o ouro já garantido. Ainda assim, somou 67,96 e conquistou com sobras o título dos Jogos Pan-Americanos.