Santiago – O brasileiro José Gabriel conquistou a primeira medalha para o Brasil de Santiago 2023. Foi o bronze no Mountain Bike, na manhã deste sábado (21). A seguir, no feminino, Raiza Goulão repetiu a dose e também foi ao terceiro lugar do pódio. Os outros dois brasileiros, Ulan Galinski e Karen Olimpio, fecharam em quarto e quinto, respectivamente. As corridas foram realizadas no pé da Cordilheira dos Andes com muito frio. Na primeira largada, os termômetros mal passavam dos 10°C. Curiosamente os dois primeiros lugares, nos dois naipes, ficaram com Canadá e Chile, pela ordem.
+ Mesmo machucada, Fenix voa rumo à medalha no MTB
+ Zé Gabriel recalcula rota e dedica pódio para tio e padrinho do MTB
No masculino, apoiado pela torcida que ocupava algumas das encostas dos morros, o chileno Martin Kossmann saiu na frente e completou as duas primeiras voltas em primeiro lugar. José Gabriel veio na cola, junto com o canadense Gunnar Holmgren. O trio desgarrou do restante dos competidores, dentre eles Ulan Galinski. Na terceira volta, Holmgren, que estava em quinto na primeira passagem, assumiu a liderança. Kossmann ainda o acompanhava, mas João Gabriel já ficava mais para trás. Estava a 23 segundos dos dois, porém com mais de trinta à frente do quarto colocado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Chegada bronzeada
Dali em diante, já vendo a acirrada briga pelo ouro ficar cada vez mais distante, José Gabriel administrou a terceira colocação para conquistar a primeira medalha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Holmgren levou a medalha de ouro para o Canadá e Martin Kossmann levantou a torcida com a prata. Ulan Galinski largou mal e cresceu na segunda metade da prova, chegou a andar em quarto. Porém, na sexta volta havia caído para sexto e voltou para quarto na última passagem.
Segundo bronze
No feminino, Raiza Goulão ficou um pouco para trás na largada, passou as duas primeiras voltas em sexto. Na terceira, já surgiu em terceiro com uma boa distância à frente do restante das competidoras. Como também estava longe das duas primeiras, a canadense Jennifer Ming, que ficou com o ouro, e a chilena Catalina Kossmann, Raiza administrou o bronze até passar pela linha de chegada. Karen Olimpio chegou a andar em terceiro nas duas primeiras voltas antes de cair para a quinta posição.
Quinta e sexta
As duas medalhas de bronze do dia foram a quinta e a sexta na história do MTB brasileiro no evento. São três de prata, com Edvandro Cruz em 2003, Rubens Valeriano em 2007 e Henrique Avancini em 2019, e mais uma de bronze, com Jaqueline Mourão também no Pan de Lima 2019.