Contando com uma forte delegação de mais de 620 atletas, o Time Brasil quer fazer história em Santiago-2023, cujo primeiro dia oficial de eventos acontece neste sábado (20). O país busca superar sua melhor campanha em Jogos Pan-Americanos e, se depender das projeções do Olimpíada Todo Dia, isto certamente acontecerá. As previsões feitas pelos laranjinhas indicam que o Brasil vai conquistar 184 medalhas, sendo 60 ouros.
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
- Aniversariante do dia, Donnians Oliveira vai às quartas em Palmas
- Pedro Sakamoto perde de chileno é eliminado em São Paulo
- Cirúrgico, São Paulo vence na semi da Copa do Brasil sub-20
A melhor campanha do Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos aconteceu na última edição, em Lima-2019, quando levou 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes, totalizando 169 medalhas. Caso as projeções do OTD se confirmem, o país superaria este desempenho, impondo um novo recorde em sua participação em Pans. Em Lima, o Brasil ficou em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás somente dos Estados Unidos, e a tendência é que isso se mantenha em Santiago.
Para realizar as projeções, o OTD considerou os resultados recentes dos atletas brasileiros em cada uma das provas disputadas, comparando com os dos demais atletas que disputarão o Pan, assim como captou o histórico de desempenho em outras grandes competições. Vale destacar que projeções são apenas prognósticos. Não significa que elas realmente vão acontecer. Afinal, o esporte não é e nunca será preciso e, até por isso, é apaixonante como é.
Delegação de peso
O Brasil estará mais bem representado do que nunca nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Isto porque o Comitê Olímpico do Brasil (COB) considera o evento como a principal competição do ano e a segunda maior do ciclo, atrás somente dos Jogos Olímpicos Paris-2024. Além disso, o Pan dará vagas olímpicas de forma direta em 22 modalidades, o que aumenta ainda mais a importância do evento.
Ao todo, o Brasil conta com 20 medalhistas olímpicos em sua delegação, que incluem estrelas do esporte mundial, como Rebeca Andrade e Rayssa Leal, e medalhistas de ouro em Tóquio-2020, como Ana Marcela Cunha, Isaquias Queiroz, Martine Grael e Kahena Kunze, além da própria Rebeca. Por isso, a expectativa é alta para um bom desempenho do Time Brasil.
Das 184 medalhas projetadas pelo OTD, 27 virão da natação (sem considerar as águas abertas). O atletismo dará 17 pódios ao Brasil. Destaques para as ginásticas, que podem gerar 25 medalhas para o Brasil somando as três modalidades: serão 13 na artística, dez na rítmica e duas no trampolim. Estreante em Pans, o skate poderá gerar seis medalhas para o Brasil, enquanto o boxe vai gerar nove medalhas, também em uma participação histórica.
Os Jogos Pan-Americanos
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 acontecerão até o dia 5 de novembro, na capital e em algumas outras cidades do país. A competição reúne 4 mil atletas de 41 países em 52 modalidades. A cerimônia de abertura do evento aconteceu na noite desta sexta-feira (20), marcada por muita música chilena e dança tradicionais, no Estádio Nacional.