Siga o OTD

Santiago 2023

Pentatlo moderno faz últimos ajustes antes da estreia pela esgrima

Equipe brasileira do pentatlo terminou preparação para o Pan-Americano com “prova teste” no hipismo. Amanhã já é para valer na esgrima

Na imagem, atletas brasileiros do pentatlo moderno treinando na pista.
Atletas brasileiros do pentatlo moderno treinando na pista. Foto: Ana Luísa Almeida

Os pentatletas brasileiros realizaram os últimos treinamentos para competir neste sábado (21). O pentatlo moderno começa na prova de esgrima sistema ranking round (todos contra todos), pela fase semi-final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O último ajuste foi momentos antes da cerimônia de abertura, na parte do hipismo, uma das cinco provas que compõem a modalidade.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A ordem de competição no pentatlo moderno começa pela esgrima, vai para o hipismo e volta para o bônus round da esgrima. Em seguida, tem a prova dos 200 m na natação. Por fim, o pentatlo termina com a chamada laser-run, que mistura corrida e tiro.

Os pentatletas brasileiros realizaram treinos diários nas instalações, afim de iniciar com um bom aproveitamento de vitórias na esgrima. Assim, o objetivo é garantir a classificação entre os finalistas para as provas de segunda-feira (23).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na manhã desta sexta-feira (20), ocorreu a Prova “Teste” de hipismo acompanhada de perto pela Comissão Técnica. Desse modo, a prova visa observar a “performance” dos cavalos selecionados para a competição. O técnico de hipismo, Erick Nascimento, analisou os animais em ação e orientou os pentatletas com relação à melhor “condução” dos animais. Lembrando que na prova de hipismo, o atleta inicia com 300 pontos e cada derrube nos obstáculos tem uma dedução de sete pontos. Além disso, nas demais infrações desconta-se dez pontos do somatório final.

Então, os pentatletas Danilo Fagundes, Gabriel Sasaqui, William Muinhos, Isabela Abreu, Marcela Mello e Stephany Saraiva serão os representantes brasileiro nas competições. Ademais, a delegação é composta por Ana Luísa Almeida (Chefe de Equipe), Fábio Corrêa (Técnico de natação e combinado), Erick Nascimento (Técnico de hipismo).

Confira a programação:

  • 21/10 (Sábado): Semi-Final Mulheres (manhã) e Homens (tarde) | Esgrima Ranking Round;
  • 22/10 (Domingo): Semi-Final Mulheres (manhã) e Homens (tarde) | Esgrima Bônus Round, Natação e Laser-run;
  • 23/10 (Segunda): Final Mulheres e Homens | Hipismo, Esgrima Bônus Round, Natação e Laser-run;
  • 25/10 (Quarta): Revezamento Misto | Esgrima Ranking, Hipismo, Bônus Round, Natação e Laser-run;
  • 26/10 (Quinta): Revezamento (Mulheres) | Esgrima Ranking, Hipismo, Bônus Round, Natação e Laser-run; e
  • 27/10 (Sexta): Revezamento (Homens) | Esgrima Ranking, Hipismo, Bônus Round, Natação e Laser-run.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023