8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Aqui começa o Mundo! Aqui começam os Jogos Pan-Americanos!

Com grande festa no Estádio Nacional, Chile apresenta o “Início do Mundo” para abrir os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023

Show de drones formando o mapa das américas na abertura de Santiago-2023
(Foto: Miriam Jeske/COB)

Estão abertos os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Após uma Cerimônia de Abertura emocionante, o fogo pan-americano chegou no centro do Estádio Nacional Julio Martinez Prádanos para iniciar mais uma edição do Pan. E se muitas vezes a geografia nos fez pensar no Chile como o fim do mundo, a festa nos convidou a reverter essa ideia. Porque hoje o Chile é o início do Mundo!
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A Cerimônia de Abertura contou com mais de 30 mil pessoas presentes no Estádio Nacional. Um dos momentos mais aguardados foi o acendimento da pira pan-americana. O fogo simbólico entrou no setor do Estádio que recordam as vítimas da ditadura chilena. A nadadora Kristerl Köbrich entrou com a tocha e ao final, os tenistas Fernando Gonzalez e Nicolás Massú, campeões olímpicos em Atenas-2004, acenderam a pira junto de Lucy Lopez, primeira mulher medalhista pan-americana do Chile. Ela foi vice-campeã do salto em altura do atletismo em Buenos Aires-1951.
+ Veja o Guia dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Fernando Gonzalez, Nicolas Masu e Lucy Lopez acendem a pira pan-americana
(Foto: Miriam Jeske/COB)

Linha do tempo

A contagem regressiva da Cerimônia foi com um show da baterista Juanita Parra da banda Los Jaivas. Em seguida, aconteceu a entrada das autoridades: o presidente do Chile Gabriel Boric, o presidente da Panam Sports Neven Ilic e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Tomas Bach. O hino nacional chileno foi interpretado pela cantora Constanza Wilson, acomapnhada por uma banda militar formada por 50 membros das forças de segurança do Chile.

A parte inicial da Cerimônia de Abertura foi focada na origem do Chile. Em primeiro lugar, foi mostrada a conexão da natureza com o homem. Na sequência, ao som de poemas de Pablo Neruda e Gabriela Mistral, foi mostrada a diversidade chilena.

Dança folclórica chilena
(Foto: Miriam Jeske/COB)

Em um monólogo emocionante, a atriz Amparo Noguera deu as boas-vindas e apresentou o Chile para todos que vieram de longe. “Somos uma nação tão extensa como diversa. Tão integrada como separada. Habitantes do mar e da cordilheira. Uma terra feita de sal, areia e cobre. Cada lugar em nossa terra é único em sua essência. Sempre nos disseram que somos o fim do mundo. Mas hoje os convido a inverter o ponto de vista. Chile é o Sul, o agora e o futuro. Chile é onde começa o mundo. Bem-vindos a nossa casa!”

América unida

Na sequência, foi a vez dos atletas de todo o continente americano participarem da Parada das Nações. Primeiramente, a Argentina abriu o desfile dos atletas, como manda a tradição por ter sediado a primeira edição do Pan. Pouco tempo depois veio a delegação do Time Brasil. Foram cerca de 150 atletas e oficiais brasileiros, comandados por Fernando Scheffer e Luisa Stefani, os porta-bandeiras do Brasil. Mas delegação brasileira não ficou até o final da Cerimônia de Abertura, saindo um pouco depois do término da Parada das Nações.

Luisa Stefani e Fernando Scheffer carregam a bandeira do Brasil na abertura de Santiago-2023
(Foto: Wander Roberto/COB)

Aos poucos, a festa foi esquentando no Estádio Nacional até uma explosão de alegria contagiar o público com a entrada do Chile no término do desfile. Para concluir o segmento, Ana Tijoux e o grupo Movimento Original apresentaram “A la cima”, a canção oficial dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023.

Após discursos do presidente da Panam Sports, Neven Ilic, e do ministro do Esporte Jaime Pizarro, coube a Gabriel Boric, presidente do Chile, abrir oficialmente os Jogos: “Desde aqui, no dia 20 de outubro, declaro com muito orgulho e alegria inaugurado os 19º Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos”, declarou o chefe de Estado.

Hora do show!

Com os Jogos abertos, começou a parte musical da festa. Em um segmento chamado “Do Pacífico aos Andes”, a banda Los Jaivas embalou o Estádio Nacional. Em seguida, após o acendimento da pira pan-americana, a festa musical continuou. Por fim, apresentações das bandas chilenas Los Tres e Los Bunkers e um show do cantor colombiano Sebastian Yatra embalaram o fim da festa de inauguração de Santiago-2023.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023