Santiago – Um dos momentos mais aguardados de um evento multiesportivo, a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 acontecerá nesta sexta-feira (20), às 20h (horário de Brasília). A poucas horas da celebração, detalhes começam a ser revelados. Um deles é de que o Time Brasil desfilará no Estádio Nacional com uma delegação de cerca de cem pessoas, entre atletas, treinadores e oficiais administrativos. A informação foi passada por Sebastian Pereira, gerente-executivo de alto rendimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
“A gente vai ter aproxidamente cem pessoas desfilando, considerando o programa de competição que temos amanhã, que é intenso. Nos Jogos Pan-Americanos, nós temos muita gente e muitas competições. Se Deus quiser, muitas medalhas também. Temos vários atletas querendo participar, mesmo que compitam no dia seguinte, mas a gente pede calma. A prioridade é a competição, apesar disso mostrar a vontade de estar participando e estar vivenciando os Jogos Pan-Americanos”, revelou o dirigente, que participou da primeira live do #OTDemSantiago, no TikTok.
Maior delegação da história
O Brasil conta com a maior delegação de sua história em uma edição de Pan fora de seu território, com 619 atletas. Apesar disso, como tradicionalmente ocorre em grandes eventos, o COB leva uma quantidade limitada de esportistas para a cerimônia de abertura, uma vez que muitos dos atletas entram em ação já no primeiro dia oficial de competições, enquanto outros ainda nem desembarcaram no país-sede ou ainda estão longe da sede principal dos Jogos.
Enquadra-se nesses casos Rayssa Leal, estrela do skate que foi medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio-2020. Ela está em Santiago para a estreia da modalidade em Jogos Pan-Americanos, mas já competirá na manhã de sábado (21), o que torna sua ida à cerimônia de abertura praticamente inviável. As jogadoras da seleção brasileira de vôlei, que jogam contra Cuba no sábado, às 10h30, também não devem marcar presença na inauguração.
Porta-bandeiras do Brasil
Entre aqueles que estarão no Estádio Nacional para a abertura dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, dois nomes já são certos: Luisa Stefani e Fernando Scheffer, que serão os porta-bandeiras do Brasil. A tenista e o nadador integram uma lista de 20 atletas brasileiros que são medalhistas olímpicos e estarão no Pan. Tanto Scheffer quanto Stefani foram bronze em Tóquio-2020 e conquistaram medalhas na última edição do Pan, em Lima-2019.
“Luisa Stefani e Fernando Scheffer dispensam apresentações. Dois medalhistas olímpicos que vêm com grandes resultados. É um reconhecimento do Comitê Olímpico por tudo aquilo que eles já fizeram e podem produzir muito mais daqui para frente. É algo para que eles possam se motivar em representar todos os atletas do Brasil nesses Jogos Pan-Americanos e que eles consigam se energizar e se motivar para chegarem bem nos Jogos Olímpicos do ano que vem”, disse Sebastian Pereira.
A cerimônia de abertura
A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 acontecerá no Estádio Nacional do Chile nesta sexta-feira (20), às 20h. De acordo com o Comitê Organizador, a cerimônia promete transmitir “a união dos chilenos” e a “diversidade cultural”. Serão mais cinco mil dançarinos e atores para a festa. As atrações musicais latinas de Sebastián Yatra, Movimiento Original, Ana Tijoux, Los Bunker, Los Tres e Los Jaivas.