Santiago – O Brasil bateu a forte seleção da Venezuela por 3 a 1 na estreia do torneio de beisebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, nesta quinta-feira (19). Dá para dizer que a seleção surpreendeu, já que os adversários têm muita tradição no esporte e são uma das melhores equipes do mundo. Com isso, dá um passo importante para a classificação no Grupo B, onde também estão Colômbia e Cuba. Somente os dois primeiros avançam de fase. O próximo jogo será domingo às 9h30 contra os colombianos e o confronto contra os cubanos será no mesmo horário, mas de terça (24).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A vitória foi construída na segunda entrada, quando a seleção brasileira de beisebol se aproveitou de erros dos rivais para marcar duas corridas. Acrescentou ainda uma terceira antes de largar o bastão e, depois, garantiu a vitória com uma ótima atuação dos dois arremessadores. A defesa, especialmente do campo interno, também fez um ótimo trabalho.
+ Beisebol aposta na união contra favoritos para buscar uma medalha
“Soubemos aproveitar o erro deles e defender na hora certa”, disse Felipe Natel, arremessador que começou o confronto para o Brasil. “A jogada que fez a gente ganhar foi a batida que o segunda base (Felipe Mizukosi) defendeu. Ele pegou super bem. Se entra uma corrida ali, embala o outro time e eles iam conseguir virar o jogo, talvez. Foi a bola do jogo.”
Erros e acerto
O Brasil abriu o marcador após colocar um corredor na segunda base impulsionado por um bunt. A seguir, mais uma rebatida e, contando com um erro no campo externo da Venezuela, a primeira corrida. O 2 a 0 veio com mais um erro grosseiro venezuelano, desta vez na primeira base. A seleção seguiu forte no ataque e colocou mais dois corredores em base, na primeira e na terceira. Foi quando Pedro Okuda impulsionou a terceira corrida do time.
Venezuela ameaça
A Venezuela ensaiou uma reação no topo da terceira e logo no primeiro rebatedor conseguiu avançar. O Brasil teve uma chance de queimada dupla, mas o arremesso para a primeira foi baixo e o corredor venezuelano não apenas sobreviveu como, no bastão seguinte, pisou na terceira. Eram dois fora, até então, mas Felipe Natel cedeu uma andada em uma contagem cheia e os rivais seguiram ameaçando. Agora tinham o empate no bastão. Assim, a torcida venezuelana, maioria no Centro de Béisbol y Sóftbol, cresceu. Foi quando a defesa apareceu com uma eliminação na segunda base após um contato do ataque adversário.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Nakaoshi
A Venezuela voltou a levantar a torcida na quinta entrada e novamente ficou com o empate no bastão, com um corredor na terceira e um na primeira. Uma rebatida simples tirou o time do zero e manteve dois corredores em campo, na primeira e na segunda. Foi a senha para a troca de arremessador no Brasil. Felipe Natel deu lugar a Oscar Nakaoshi.
Os venezuelanos seguiam pressionando e Nakaoshi logo de cara tentou duas eliminações diretas na segunda base. Em uma delas, o arremesso passou e os dois corredores adversários avançaram. Com um eliminado, o Brasil arriscou e cedeu intencionalmente a primeira fase para enfrentar um rebatedor supostamente menos perigoso. Porém, as bases ficaram cheias. Deu certo. Nakaoshi achou os arremessos e eliminou os outros dois, o último em uma bola voadora no campo central.
Nas duas últimas entradas, a Venezuela continuou tentando ser agressiva, mas Nakaoshi manteve um bom arremesso e fechou o jogo no topo da sétima para confirmar a vitória na estreia de Santiago 2023.