Independente da modalidade, disputar uma competição icônica como os Jogos Pan-Americanos é um sonho realizado para qualquer atleta. Dois integrantes da equipe brasileira de levantamento de pesos vão transformar isso em realidade na edição de Santiago 2023. Thiago Felix e Eduarda Souza estão empolgados para uma experiência que vai ficar marcada em suas vidas.
Tanto Thiago quanto Eduarda estreiam no Pan neste final de semana. O atleta vai entrar em ação primeiro, no sábado (21) na categoria até 61kg masculina. Enquanto isso, Duda, como é chamada pelos colegas, compete no dia seguinte, domingo (22), nos 59kg feminino.
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
Thiago Felix e Eduarda Souza são destaques da nova geração brasileiro no levantamento de pesos. Em Santiago, ambos os atletas chegam em um momento promissor de suas carreiras. Disputando torneios internacionais, os dois conquistaram títulos ou bateram recordes.
Thiago e Duda
Em setembro deste ano, Eduarda Souza disputou sua primeira competição internacional: o Campeonato Mundial de Riad. Nele, a jovem de apenas 18 anos mostrou seu potencial batendo o recorde brasileiro no arremesso com 120kg. Além disso, encerrou com o 17º lugar na classificação geral.
“Esperei muito poder ter a experiência de disputar os Jogos Pan-Americanos. Já acompanhava na TV, mas como espectadora, e quero muito aproveitar cada momento com meu time e fazer o que eu amo. Meu objetivo aqui é mostrar 100% do meu desempenho, nada menos que isso, e sei que tenho boas chances”, disse Duda.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Por outro lado, Thiago Felix tem uma trajetória internacional mais extensa, mesmo com 22 anos. Campeão dos Jogos Sul-Americanos do ano passado, ele é apontado pelo técnico Dragos Stanica como o atleta com mais chances de medalha no masculino em Santiago. Thiago disputou seu primeiro brasileiro em 2017, antes era atleta de crossfit.
“Espero fazer uma boa competição, brigar por uma medalha. Só tive oportunidade de assistir os Jogos Pan-Americanos pela TV, tantos atletas, tantos países… É um sonho para qualquer atleta participar de eventos grandiosos assim, representando o Brasil. Fico muito feliz com essa oportunidade”, assim afirmou Thiago Felix.
*Com informações da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)