8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Definidas atletas que vão em busca do hepta e da vaga em Paris

Seleção feminina que vai aos Jogos Pan-Americanos conta com oito atletas que foram campeãs em Lima e todo o plantel atua no handebol europeu

Mas - Adriana ataca a bola - Brasil x Áustria amistoso handebol feminino
(Miriam Jenske/COB)

A seleção brasileira de handebol feminino já tem definidas as 16 atletas que vão disputar os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A lista, anunciada nesta segunda-feira (16), conta com oito nomes presentes no plantel campeão em Lima há quatro anos. A goleira Renata Arruda, as pontas Adriana Castro, Larissa Araújo e Mariana Costa, as armadoras Ana Paula Belo, Bruna de Paula e Patrícia Matieli e a pivô Tamires Araújo. Assim, completam o elenco comandado pelo técnico Cristiano Rocha a goleira Gabi Moreschi, a pivô Marcela Arouinian, a ponta Fernanda Lima e as armadoras Francielle Rocha, Giulia Guarieiro, Jhennifer Rosa, Mariane Fernandes e Kelly Rosa.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No início do mês, Cristiano Rocha havia feito uma convocação com 18 nomes para a última fase de treinamentos antes dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A equipe ficou em Rio Maior, Portugal, até domingo (15). Dois nomes, portanto, ficaram de fora da lista final: Lígia Maia e Micaela Rodrigues. Essa última era a única que não joga em um clube europeu, é atleta do Pinheiros. Assim, as 16 jogadoras chamadas atuam no Velho Continente. Vale destacar a ausência da goleira Babi Arenhart, que já não havia entrado no grupo que foi a Portugal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Hepta, invencibilidade e Paris

O Brasil é hexacampeão dos Jogos Pan-Americanos. Não perde uma partida no evento desde Mar del Plata, em 1993, quando ficou com a medalha de bronze após ser derrotados pelos Estados Unidos por 29 a 26 na semifinal. Além de defender a invencibilidade de 28 anos e da luta pelo hepta, a seleção de handebol feminino vai a Santiago 2023 em busca da vaga para a Olimpíada de Paris 2024. Ela é reservada no Pan apenas para as campeãs. Mas, caso não consigam, haverá outra chance no pré-olímpico.

Donas das Américas

Vale lembrar que o Brasil é o maior vencedor dos Jogos Pan-Americanos. Foi ao pódio nas oito edições do torneio, garimpando seis ouros e dois bronzes. Os Estados Unidos ganharam as duas primeiras, em 1987 e 1995. Assim, em Santiago, a seleção feminina de handebol estreia contra o Paraguai no dia 24 de outubro. Depois pega Uruguai no dia seguinte e Cuba no dia 26. São dois grupos e os dois primeiros colocados de cada avançam para as semifinais. Na outra chave estão Argentina, Canadá, Chile e Porto Rico. Por fim, a grande decisão está marcada para as 19h do dia 29 de outubro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Santiago 2023