A seleção brasileira de handebol feminino já tem definidas as 16 atletas que vão disputar os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A lista, anunciada nesta segunda-feira (16), conta com oito nomes presentes no plantel campeão em Lima há quatro anos. A goleira Renata Arruda, as pontas Adriana Castro, Larissa Araújo e Mariana Costa, as armadoras Ana Paula Belo, Bruna de Paula e Patrícia Matieli e a pivô Tamires Araújo. Assim, completam o elenco comandado pelo técnico Cristiano Rocha a goleira Gabi Moreschi, a pivô Marcela Arouinian, a ponta Fernanda Lima e as armadoras Francielle Rocha, Giulia Guarieiro, Jhennifer Rosa, Mariane Fernandes e Kelly Rosa.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
No início do mês, Cristiano Rocha havia feito uma convocação com 18 nomes para a última fase de treinamentos antes dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A equipe ficou em Rio Maior, Portugal, até domingo (15). Dois nomes, portanto, ficaram de fora da lista final: Lígia Maia e Micaela Rodrigues. Essa última era a única que não joga em um clube europeu, é atleta do Pinheiros. Assim, as 16 jogadoras chamadas atuam no Velho Continente. Vale destacar a ausência da goleira Babi Arenhart, que já não havia entrado no grupo que foi a Portugal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Hepta, invencibilidade e Paris
O Brasil é hexacampeão dos Jogos Pan-Americanos. Não perde uma partida no evento desde Mar del Plata, em 1993, quando ficou com a medalha de bronze após ser derrotados pelos Estados Unidos por 29 a 26 na semifinal. Além de defender a invencibilidade de 28 anos e da luta pelo hepta, a seleção de handebol feminino vai a Santiago 2023 em busca da vaga para a Olimpíada de Paris 2024. Ela é reservada no Pan apenas para as campeãs. Mas, caso não consigam, haverá outra chance no pré-olímpico.
Donas das Américas
Vale lembrar que o Brasil é o maior vencedor dos Jogos Pan-Americanos. Foi ao pódio nas oito edições do torneio, garimpando seis ouros e dois bronzes. Os Estados Unidos ganharam as duas primeiras, em 1987 e 1995. Assim, em Santiago, a seleção feminina de handebol estreia contra o Paraguai no dia 24 de outubro. Depois pega Uruguai no dia seguinte e Cuba no dia 26. São dois grupos e os dois primeiros colocados de cada avançam para as semifinais. Na outra chave estão Argentina, Canadá, Chile e Porto Rico. Por fim, a grande decisão está marcada para as 19h do dia 29 de outubro.