Skate nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Depois de ter tido sua estreia cancelada às vésperas de Lima-2019, o skate finalmente faz sua primeira aparição nos Jogos Pan-Americanos em Santiago-2023. O Brasil contará com uma delegação de seis atletas, quatro do street e dois do park.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Foram escolhidos para disputar o evento os melhores brasileiros de acordo com o ranking olímpico de junho. Assim, Rayssa Leal e Kelvin Hoefler ficaram com as vagas no street, enquanto Raicca Ventura e Augusto Aikio se classificaram no park. O problema é que surgiu um desfalque em cima da hora. Por conta de uma lesão, Kelvin foi cortado e Gabryel Aguilar foi chamado para seu lugar.
Além das vagas definidas pelo ranking, o skate brasileiro tem direito a mais duas por conta dos Jogos Pan-Americanos Júnior, disputados em Cáli, em 2021. Na oportunidade, Pamela Rosa e Lucas Rabelo venceram as provas de street e garantiram presença em Santiago-2023.
Street feminino
Rayssa Leal e Pamela Rosa, atuais segunda e sétima colocadas do ranking olímpico do street feminino, entram na disputa como favoritas. Quem mais se aproxima delas é a americana Paige Heyn, que está na nona posição.
As outras adversárias estão bem mais abaixo no ranking, mas querem surpreender. São elas: Jazmin Alvarez, da Colômbia (25ª), Aldana Bertran, da Argentina (34ª), Sam Secours, do Canadá (36ª), Vianez Morales, de Porto Rico (48ª), Julieta Gonzalez, do Uruguai (54ª) e Valetina Petric, do Chile (57ª).
Street masculino
Dos três americanos e dois brasileiros, que atualmente ocupam os 11 primeiros lugares do ranking olímpico do skate street masculino, nenhum deles vai participar dos Jogos Pan-Americanos. Com as ausências de Nyjah Huston, Kelvin Hoefler, Jagger Eaton, Giovanni Vianna e Chris Jolin, a disputa ficará bem aberta em Santiago-2023.
Os mais bem colocados no ranking que estarão nas pistas chilenas são Matias Dell Olio, da Argentina (14º), Ryan Decenzo, do Canadá (16º) e JC Gonzalez, da Colômbia (21º). Também vão brigar pelo pódio o peruano Angelo Caro (25º), o brasileiro Gabryel Aguilar (27º) e o americano Jake Ilardi (32º). Lucas Rabelo (46º) e o portorriquenho Manny Santiago (51º) querem surpreender, enquanto o chileno Ronald Ramirez (132º) é a maior zebra da competição.
Park feminino
Quarta colocada do ranking olímpico do skate park feminino, a brasileira Raicca Ventura surge como favorita ao ouro dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Sua principal adversária certamente será a americana Bryce Wettstein, que está na nona posição da lista.
A canadense Fay Ebert (24ª) é a principal candidata a estar no pódio junto com a skatista brasileira e a dos Estados Unidos. As outras concorrentes vão precisar se superar para entrar nas três primeiras posições: Brigitte Morales, do Peru (49ª), Nico Russi, da Colômbia (50ª), Josefina Tapia, do Chile (55ª), Nina Aguilar, do México (60ª) e Ailin Arzua, da Argentina (71ª).
Park masculino
Dos dez primeiros colocados do ranking olímpico do skate park masculino, oito são das Américas e três deles estarão presentes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, que faz com que a briga pela medalha de ouro prometa ser muito acirrada.
O brasileiro Augusto Akio, segundo do ranking, o portorriquenho Steven Pineiro, oitavo, e o americano Liam Pace, décimo, são os grandes favoritos ao pódio. Os outros concorrentes, no entanto, devem passar longe de incomodar: o argentino Omar Cocilova (44º), o chileno Martin Jaque (59º), o peruano Raphael Scheejie (74º), o canadense Adam Hopkins (76º) e o mexicano William Cortez (87º).