8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

OTD cruza a Cordilheira dos Andes e chega a Santiago

Após cruzar a maior montanha das Américas, equipe do OTD chegou a Santiago para iniciar a cobertura dos Jogos Pan-Americanos

Cerro Aconcágua na Cordilheira dos Antes no Caminho para Santiago
(Foto: Gabriel Gentile/OTD)

Santiago – Mais uma grande aventura para a equipe do Olimpíada Todo Dia! Nesta sexta-feira (13), os primeiros repórteres do OTD chegaram no Chile para iniciar a cobertura dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Serão 25 dias na cidade para acompanhar os mais de 600 atletas do Time Brasil em busca do pódio e contar suas histórias.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A viagem até Santiago tem uma visão belíssima no caminho. No início do voo, o comandante avisou que haveria turbulências na hora que o avião passasse pela Cordilheira dos Andes devido ao vento na região. A ansiedade era grande para ver as montanhas, mas no momento que chegamos na região, uma grande nuvem impedia que os passageiros olhassem a cadeia montanhosa. Em seguida, o avião desceu algumas centenas de metros e logo o piloto anunciou: “Senhoras e senhores, ao lado direito da aeronave vocês podem ver o Cerro Aconcágua”.
+ Hugo Calderano é campeão do WTT Contender de Muscat
+ Por que a Paralimpíada é um dos maiores desafios de Paris?
+ COI anuncia plano para criar Olimpíada dos E-Sports
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Para quem não conhece, o Aconcágua é a maior montanha das Américas, com o seu pico 6961m acima do nível do mar. O inverno do hemisfério sul já terminou, mas o topo do monte segue coberto de neve, oferecendo uma vista espetacular aos viajantes que forem do Brasil a Santiago para os Jogos Pan-Americanos.

Com a benção da Pachamama

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade surgiram como um festival religioso e atlético em honra de Zeus, o pai dos deuses que habitavam o Monte Olímpio, na Grécia, segundo a tradição local. Mas aqui no lado Sul do Mundo, uma divindade local abençoou nossa viagem até os Jogos Pan-Americanos: a Pachamama, que na mitologia andina representa a “Mãe Terra”. Ao encerrar sua explicação sobre o Aconcágua, o piloto fez uma saudação à Pachamama, como quem estivesse pedindo passagem para cruzar sua Cordilheira dos Andes.

Após cruzar as montanhas, começa a decida e logo chegamos em Santiago. E os Andes farão parte do cenário do Pan, já que os montes compõem o horizonte da capital chilena. Que comecem os Jogos!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023