O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está acertando os detalhes finais até a chegada dos primeiros atletas ao Chile para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023. No próximo dia 16, a ginástica artística, os saltos ornamentais e o beisebol são as primeiras modalidades a entrarem na Vila Pan-americana.
A operação é a mais complexa de todos os tempos para o COB. A entidade vai levar para Santiago 2023 a maior equipe da história do Brasil no exterior. A capital do Chile vai receber 622 atletas brasileiros, 11 reservas e diversos oficiais do Comitê e das confederações. Dessa forma, a soma totaliza 1020 pessoas na delegação verde-amarela
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
“A gente nunca levou uma delegação tão grande para o exterior e isso acarreta uma série de desafios. É uma delegação enorme, competindo em 60 modalidades, o que traz uma complexidade gigantesca para a equipe de operações”, afirmou dessa forma Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da Missão Brasileira em Santiago.
Preparativos para recepção
Os primeiros integrantes do COB estão na capital chilena desde o início de outubro para iniciar a montagem da estrutura na Vila Pan-americana. Além disso, o Time Brasil vai contar com membros espalhados pelo país em outras 21 acomodações.
Na Vila, o COB elaborou um plano especial. Uma tenda foi construída ao lado do prédio do Brasil. Nela, estão sendo realizada a montagem das mais de 1000 malas com mais de 40.000 peças de uniformes para toda delegação. Logo depois do fim da operação dos uniformes, uma parte da tenda vai se tornar um auditório para reuniões das equipes.
Serviços disponibilizados pelo COB
O Brasil tem um edifício inteiro na Vila Pan-americana. Além dos serviços oferecidos pela organização dos Jogos Pan-Americanos, o COB conta com uma estrutura própria para atender todas as necessidades dos atletas brasileiros.
Os seguintes serviços de performance estarão à disposição dos atletas e treinadores na Vila Pan-americana e nas outras sub-sedes, cada uma com um modelo específico: Massoterapia, área médica, fisioterapia, bioquímica, preparação mental, nutrição e análise de vídeo. Por fim, a Vila ainda vai contar com um estúdio para produção de conteúdo de comunicação.
*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)