Santiago-2023 promoverá o sexo seguro para atletas, espectadores e demais envolvidos com o evento. O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos anunciou que distribuirá 100 mil preservativos durante o período das competições, sendo 90 mil entregues na Vila dos Atletas e nos hotéis oficiais. Outras 10 mil camisinhas serão destinadas ao público através das ativações da fornecedora oficial do produto.
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
- Francisco Porath comemora 2024 e pensa no novo ciclo
Haverá distribuição dos preservativos do tipo ultrassensível (cinza), junto com as variantes vibra-nervurada (azul) e cravejada (vermelha), que serão entregues em tiras, evitando o uso de embalagens de cartão. Dessa forma, a organização busca reduzir o desperdício nos locais de hospedagem.
“O que buscamos é que a saúde dos atletas não tenha nenhum problema, que a sexualidade deles possa se manifestar como acharem conveniente e sem nenhuma consequência”, disse Harold Mayne-Nicholls, diretor executivo do Comitê Organizador de Santiago 2023.
As 100 mil camisinhas de Santiago-2023 estão próximas do número distribuído na última edição dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, em Lima-2019. Naquela ocasião, houve 106 mil preservativos disponíveis aos atletas e oficiais. No entanto, a quantidade é bem inferior aos 450 mil da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.
Santiago-2023 reunirá cerca de 9 mil atletas, sendo 7 mil convencionais e 2 mil adaptados. Eles terão livre acesso aos preservativos, sem custos. Os Jogos Pan-Americanos acontecerão entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, enquanto o Parapan ocorrerá entre 17 e 26 de novembro.
*De Santiago 2023