Há cinco dias, a Panam Sports, entidade responsável pelos Jogos Pan-Americanos, revelou as medalhas que serão as premiações dos atletas vencedores. Nesta terça-feira (22), a organização revelou outro símbolo de Jogos Olímpicos e continentais, a Tocha Pan-Americana. Assim, já sabe-se o design do objeto que conduzirá o fogo pan-americano desde Teotihuacán, no México, até o Estádio Nacional do Chile, na pira da cerimônia de abertura.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O revezamento da tocha é um dos momentos mais aguardados para um povo sentir-se integrado com os Jogos esportivos que ocorrem no local. Desse modo, em um evento no Parque Centro Ceremonial de Pueblos Originarios, apresentou-se oficialmente a tocha dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A cerimônia aconteceu aos pés da Cordilheira dos Andes e teve presença de autoridades esportivas chilenas junto com o Presidente da Panam Sports Neven Ilic.
- Sesi Bauru vence e define quartas da Copa Brasil Feminina
- Praia garante G4 da Superliga Masculina e rival na Copa Brasil
- Tamires Araújo marca quatro gols em vitória pelo Romeno
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Nos pênaltis, Grêmio vence Bahia e conquista a Brasil Ladies Cup
SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Primordialmente, as cores do país inspiraram a criação das tochas dos Jogos Pan e Parapan-Americanos. Têm uma altura de 66 centímetros, pesam um quilo e meio. Ademais, têm a inspiração da paleta cromática do território com cores de café, azul celeste e azul oceânico. Há um fundo onde se expressa o relevo cordilheirano de norte a sul como se fosse um mapa do país.
O detalhe cruzado como um pequeno rio, nos Jogos Pan convencionais, representa a lua e sua força invisível de mover as marés do oceano. No caso do Parapan, faz alusão ao sol, fogo, deserto e vales, com a escrita “Santiago 2023” em Braile.
Caminho da Tocha
Além disso, a tocha será acesa no dia 29 de setembro na cidade mexicana de Teotihuacán na tradicional cerimônia que ocorre a cada quatro anos desde os Jogos de Havana 1991. No dia 30, a tocha começa seus percursos em território chileno. Será dividido em três caminhos, um vindo do norte, outro do sul e um do Chile insular para se encontrarem no dia 20 de outubro na festa de abertura.
A solenidade contou com homenagens aos povos originários, que foram representados por Machupes, povo que era localizado na região Centro-Sul e no sudeste da Argentina.
Com informações da Panam Sports.